Fugas - Viagens

The White House/Cecil Stoughton

Continuação: página 2 de 6

A “plácida aldeia” onde os Kennedy encontravam refúgio

Com o tempo, a localidade de Hyannisport passou a fazer parte do roteiro dos que enaltecem a memória do mítico presidente americano. E para conhecerem melhor a vida de JFK os turistas podem visitar o Museu JFK (397 Main Street), o reservatório de milhares de fotografias, de filmes e de objectos que pertenceram a membros da família.

Na generalidade, as fotos expostas têm como cenário a propriedade de Hyannisport, que JFK dizia ser o único local onde podia estar sozinho. Os momentos registados em Cape Cod mostram cenas de JFK em criança, em adolescente, já atormentado pela doença de Addison, e depois em adulto. O seu amigo Schelessinger recorda uma tarde passada a velejar ao largo da costa, com "Martha"s Vineyard delineada à distância". "Nunca o tinha visto em tão boa forma, mais relaxado, mais divertido, mais solto." As fotografias dão conta de uma família aparentemente descontraída, competitiva, jogando à bola na praia privativa, ou nadando no oceano e na piscina. As águas do Atlântico foram palco para passeatas de barco ao largo de Cape Cod. Em contraponto, vê-se uma Jackie discreta e afastada do alvoroço dos Kennedy. De certo modo, as imagens fotográficas dos Kennedy transmitem o espírito relaxado que se respira em Cape Cod. E que podiam ser reeditadas em catálogos de uma marca de roupa informal americana. JFK aparece vestido de forma desleixada, a caminhar no areal, com camisolões e fralda da camisa de fora, mas sorridente. Descalço ou de ténis brancos, sempre de óculos escuros Ray Ban. Sentado nas cadeiras de madeira do relvado da mansão a ler o jornal ou a bronzear-se. Com Jackie e os dois filhos.

Em 2004, a população de Hyannis reconheceu o contributo dado pela fama do clã à vila e ofereceu ao museu uma estátua em bronze de JFK. A figura foi colocada em frente da porta do museu e apresenta um presidente pensativo, de calças arregaçadas e pólo de manga curta a caminhar pela praia, com os pés enterrados em areia verdadeira e capim. Outro ponto de paragem obrigatório do itinerário é o John Kennedy Memorial (Main Street), um lugar tranquilo voltado para a baía cheia de barquinhos. O monumento de pedra ostenta de um lado o selo presidencial e do outro um escudo com o perfil do presidente. À frente tem uma fonte com espelho de água. Está localizado junto a um jardim que liga ao Memorial dos combatentes da Guerra da Coreia.

Capital recreativa

Por mar também se vai no encalço do passado de JFK. No porto de Hyannis há veleiros antigos e iates que realizam pequenos "giros" comerciais de hora e meia pela costa. Enquanto a embarcação avança, deixando para trás o cais, os viajantes podem ver as tradicionais casas rústicas de Cape Cod, revestidas de telhas finas de madeira (shingles), aparentemente negligenciadas, porque os jardins são requintados. Edificadas em cima da arriba, ou nos areais.

Já do lado da costa atlântica, e com a ajuda de binóculos, consegue-se vislumbrar o Kennedy Compound. Um conjunto de edifícios revestidos a madeira parcialmente encobertos pela vegetação e pelas nuvens. A mansão inicial construída pelo patriarca em 1929 sobressai. O Atlântico está a alguns metros do casarão à beira-mar, que ao longo dos anos tem sofrido alterações. Uma estrutura branca de três pisos, três telhados e múltiplas varandas e telheiros. Uma cerca de madeira branca protege a casa do relvado, onde pousava o helicóptero presidencial, e que está separado das falésias de dunas por capim. Um pier, onde atracam os iates e veleiros do clã, liga a propriedade ao mar.

--%>