Fugas - Viagens

The White House/Cecil Stoughton

Continuação: página 3 de 6

A “plácida aldeia” onde os Kennedy encontravam refúgio

Mas as memórias públicas do clã Kennedy em Hyannis não se esgotam em JFK. O senador Ted Kennedy isolou-se em Hyannisport após lhe ter sido diagnosticado cancro e acabou por morrer em casa. A mãe, Rose Kennedy, estava lá quando soube do assassinato de John. Mais tarde contou: "Nessa tarde passei muito tempo na praia, andei, andei e rezei, rezei". "A luz do dia era dourada."

À primeira vista, Hyannis não entusiasma, apesar de ser considerada a "capital recreativa" e comercial de Cape Cod. Ela é procurada pelos seus inúmeros campos de golfe (o Hyannisport Club) e pelas suas praias destinadas à prática de windsurf, sendo a mais conhecida a de Kalmus Beach, no final da Ocean Street. As regatas de barcos à vela são habituais na região, havendo várias competições na Primavera e no Verão.

A vila é também considerada como o centro nevrálgico dos transportes de Cape Cod pois é lá que fica o aeroporto. E é do porto de Hyannis que partem os ferries e os catamarãs que fazem as ligações entre a península e as ilhas da costa leste: Nantucket; Martha"s Vineyards.

As viagens para Nantucket, um centro da indústria baleeira nos séculos XVIII e XIX, que inspirou Herman Melville a escrever Moby Dick, demoram cerca de duas horas e meia. No museu de Nantucket há um esqueleto de uma baleia com 13 metros. Já Martha"s Vineyards ficou conhecida por ser o local escolhido para o presidente Clinton passar férias. E era para esta ilha que John Kennedy Jr., filho de JFK e de Jackie, se dirigia quando o avião pilotado por si, com destino a Hyannis, e paragem na ilha, se despenhou no Atlântico. As mortes de Ted Kennedy e de John Kennedy Jr. arrastaram de novo a Cape Cod um batalhão de jornalistas e turistas. As suas vidas estão registadas no Museu de Hyannis.

E foi em Chappaquiddick, na ilha satélite de Martha"s Vineyard, que o senador Ted Kennedy perdeu as suas aspirações a candidatar-se à presidência dos EUA. Em 1969, a viatura que conduzia caiu de uma ponte matando uma antiga colaboradora de Bob Kennedy que o acompanhava. Ted Kennedy só se entregaria às autoridades na manhã seguinte.

Bacalhau e cranberries

Para muita gente, a sofisticada e tranquila península de Cape Cod continua a ser sinónimo de Hyannis. É verdade que uma visita à vila piscatória está carregada de História. Mas quem estiver em Boston tem bons motivos para dar um salto à península da costa leste americana, que deve o seu nome há abundância de bacalhau nas suas águas. No início do século, os emigrantes portugueses provenientes dos Açores que se instalaram em Provincetown dedicavam-se à pesca de bacalhau. Com apenas três mil habitantes, Provincetown fica no extremo de Cape Cod, e é considerada a cidade mais agitada da península. Provincetown, que tem vestígios da presença portuguesa, foi descoberta no início do século pelos intelectuais que para ali se dirigem ao longo do ano.

O cabo não é propriamente uma ilha em forma de braço, pois, em 1914, foi separada artificialmente do continente por um canal de 28 quilómetros. A obra encurtou em mais de 62 quilómetros a rota comercial por barco entre Boston e Nova Iorque. Três pontes (uma delas ferroviária) ligam-na ao continente. De carro, partindo de Boston, são cerca de 100 quilómetros (e mais 50 quilómetros para chegar a Hyannis), o percurso demora cerca de uma hora

--%>