Onde comer
Também não faltam ofertas para comer, entre restaurantes e os salões dos hotéis. Nós experimentámos mais do que uma vez a comida "muito caseira" do restaurante do Hotel Rural Villa do Banho e gostámos. Já agora, se puder, não se esqueça de provar o licor de chocolate caseiro, que é uma delícia.
Se preferir uma experiência diferente - mas muito, muito compensadora - marque um almoço ou jantar no Hotel Rural da Quinta do Pedreno, a quatro quilómetros das termas, e onde também pode dormir. A antiga casa senhorial, com um torreão, foi totalmente recuperada e fica situada num local sossegado, no meio do campo. Os tectos altos em madeira e a estrutura em pedra conferem um ar acolhedor a todo o espaço. As refeições são um caso sério de boa comida. A cozinheira é a mulher do actual proprietário e consta que gosta de inventar sobremesas e de apresentar uma surpresa diferente de cada vez que se sente à mesa. As cestinhas com doce de canela que nos apresentou eram de comer e chorar por mais. E os pratos de peixe e carne? Uma delícia.
Nas termas, para tomar um chá, café, uma das imensas variedades de chocolate quente, ou, simplesmente, para jogar uma partida de bilhar e tomar um copo à noite, passe pelo café/bar Bon d'Jau. Fica na margem oposta àquela onde estão instalados os balneários, colado ao Vouga e directamente voltado para as piscinas do balneário D. Afonso Henriques.
Quando o sol se põe é engraçado observar o movimento que continua naquele espaço, na área de piscinas, enquanto saboreia um chocolate quente e uma torrada nas cadeiras de palha ou nos cadeirões confortáveis do café.
A Fugas viajou a convite das Termas de São Pedro do Sul