Fugas - Viagens

Xcaret fica a duas horas de Cancún

Xcaret fica a duas horas de Cancún Gerardo Garcia/Reuters

Continuação: página 4 de 5

Xcaret - Todo o México num parque ecológico

Somando tudo, uma semana não chegaria para esgotar o rol de opções, desde mergulho, esqui náutico e windsurf a aulas de trapézio, ténis, voleibol e ioga. Os bebés, crianças e adolescentes têm espaços próprios, onde podem entreter-se enquanto os pais aproveitam para se esticar ao sol ou fazer umas massagens no spa.

O conceito do village é, por isso, muito familiar e foi precisamente esta orientação que o Club Med lhe quis dar há quatro anos, aquando da renovação completa do hotel, na sequência da destruição provocada pelo furacão Wilma. Mas, apesar de pensado para receber pais e filhos, o village de Cancun Yucatan tem agora à disposição um conceito mais exclusivo.

O espaço JADE, de cinco tridentes (a classificação "inventada" pelo Club Med para definir as "estrelas" das suas unidades hoteleiras), abriu em meados de Outubro do ano passado. O edifício de dois andares erguido à beira-mar oferece suites exclusivas e serviços à medida, que vão desde prendas de boas-vindas (uma garrafa de champagne Moët & Chandon, por exemplo), computador com acesso grátis à Internet até serviço de quarto para todas as refeições, que inclui alguns pecados gastronómicos como caviar, foie gras e cauda de lavagante.

A completar o cenário de luxo privativo, o espaço da piscina, exclusivo para os hóspedes do JADE, com as suas redes de corda e camas orientais dispersas pela areia, convida ao descanso à beira-mar.

Frequentado sobretudo por americanos, canadianos e franceses, o village de Cancun Yucatan enche-se de animação à noite, com espectáculos no palco do teatro, seguidos de danças coreografadas que reúnem todas as gerações de hóspedes na praça junto ao bar principal. Para terminar a noite, há o night club com bandas ao vivo e DJ.

Num hotel onde, à semelhança dos outros Club Med, o conceito de tudo incluído é lei, difícil mesmo é optar entre os três restaurantes à disposição (Hacienda, Pergola e Cazuelas) e os deliciosos cocktails e bebidas mexicanas. Dentro deste Club Med, a única despesa que poderá ter de somar à conta final são as massagens no spa e as excursões que decidir reservar com a agência do hotel.

Opções não faltam. Ao todo, o espaço Descoberta do village propõe 18 excursões para explorar a região, que incluem a visita às cidades arqueológicas de Coba e Tulum, o passeio à Isla Mujeres em veleiro, a viagem no tempo a Chichen Itza ou o contacto com a reserva da biosfera Sian Ka'na, a maior zona natural marinha protegida do México, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Só há um problema: é preciso reunir-se um grupo relativamente grande (um mínimo de cinco a seis pessoas) para ir nas excursões. E, embora não faltem locais interessantes para conhecer na Península do Iucatão, nem sempre é fácil assegurar um número mínimo de participantes. É que, embebidos pelas mordomias e pelas ofertas disponíveis, muitos hóspedes do Club Med nem chegam a transpor as fronteiras do village.

Coco-Bongo, a noite inesperada de Cancún

Quando se falou em sair à noite em Cancun, o nome Coco Bongo foi o primeiro a vir à baila. Foi descrito como o melhor destino para uma saída nocturna na cidade, como um espectáculo verdadeiramente assombroso, que não teria paralelo nem sequer em Las Vegas (para mim, isso não diria grande coisa, já que não conheço a famosa Meca do jogo).

--%>