A vila soterrada pela areia e o cemitério de mangues
O passeio a Tatajuba tem um pouco de tudo. Começa por um "rally" pelas dunas, lagoas e praias, que inclui a passagem pela zona do Mangue Seco (que parece um cemitério de manguezais). Segue-se um pequeno passeio opcional em jangadas onde se vêem cavalos-marinhos até cruzar o rio Guriú numa balsa para chegar a Tatajuba. Esta pequena aldeia de pescadores ficou encoberta pela acção das dunas e acabou por ter de ser reconstruída ao lado, com o nome de Nova Tatajuba. No passeio está ainda incluída a passagem na Lagoa do Funil, onde pode escorregar por uma duna gigante em pranchas de madeira, e uma paragem de algumas horas na Lagoa da Torta, onde pode tomar um banho ou descansar numa das redes mergulhadas na água.
Quatro dicas
1. Levar protector solar com factor alto. Com temperaturas constantes entre os 25 C e os 35 C mas com uma brisa marítima forte, nem se percebe que o sol queima em Jeri.
2. Levar dinheiro trocado porque em Jeri não há bancos ou caixas multibanco (ATM). Contudo, a maioria dos sítios aceita cartões de crédito (cuidado só com as clonagens, tanto em Jeri como em Fortaleza) e, mesmo que estes nem sempre funcionem nos terminais, os habitantes locais rapidamente o tranquilizam: "Não tem problema, amanhã paga".
3. Levar medicamentos (o posto médico mais próximo é em Jijoca, a 30 quilómetros) e lanterna (para percorrer algumas ruas de Jeri menos iluminadas à noite).
4. Se for ficar alguma noite em Fortaleza, mais vale guardar o dinheiro para as feiras de artesanato da capital cearense, onde pode encontrar muitos produtos iguais aos de Jeri mas mais baratos.
Como ir
Além de haver vários pacotes nas agências de viagem que incluem já Jericoacoara e todos os transfers envolvidos, há voos directos da TAP para Fortaleza todos os dias, desde 500 euros. A partir de Fortaleza há várias formas de chegar a Jeri: autocarro, jipe, carro, helicóptero ou avião (até Camocim, a localidade mais próxima).
Onde ficar
A oferta em Jeri é variada e, regra geral, acessível a vários bolsos.
Entre os locais mais afamados estão a Pousada Vila Kalango e o Hotel Mosquito Blue, onde há diárias em quarto duplo desde 100 euros. Além disso, há várias pousadas mais baratas, como a Blue Jeri, onde os preços partem de 240 reais (cerca de 90 euros, ao câmbio actual). Um ponto a favor desta pousada é o pequeno jacuzzi no telhado, de onde se pode ver o sol a pôr-se no mar. No "site" www.jeri-brazil.org, há uma lista extensa da oferta em Jeri.
Onde comer
Com uma forte presença da cozinha internacional (italiana sobretudo), Jeri tem também vários restaurantes onde pode saborear os pratos típicos da gastronomia cearense e brasileira em geral, como os mariscos e a carne. O restaurante Carcará é um dos locais a não perder, com bons pratos de carne e com as moquecas de peixe e camarão, e embora seja provavelmente um dos mais caros de Jeri, o preço médio por pessoa não ultrapassa os 15 euros. Outras opções mais em conta são a Casa das Trufas, o Lo Sfi zietto ou o Forno de Lenha.