Fugas - Viagens

Luís Maio

Continuação: página 4 de 5

Vancôver - A cidade com quase tudo

Falta dizer que Vancôver é também uma cidade de cultura, dotada de excelentes museus e uma intensa agenda de espectáculos, suficientes para ocupar o visitante por vários dias. Havendo que eleger um só museu, a aposta mais óbvia será a Vancôver Art Gallery, antigo tribunal no centro da baixa (750 Hornby St), remodelado em 1984, para expor a melhor colecção pública de arte canadiana da Costa Oeste. Com mais tempo impõe-se também visitar o Museu Marítimo (1905, Ogden Av.), que celebra a história portuária da cidade, e o Museu de Antropologia da Universidade, que alberga a melhor colecção de arte indígena da região. Vancôver é igualmente uma cidade de galerias comerciais e até se diz que a melhor do Canadá é a Catriola Jeffries, situada fora de circuito, na parte oriental da cidade.

Informações

Cidade de Vancôver: http://www.tourismvancouver.com/
Turismo da Columbia Britânica: http://www.hellobc.com/
Jogos Olímpicos de Inverno: http://www.vancouver2010.com/

Como ir

A KLM liga Lisboa e Vancôver com escala em Amesterdão, a partir de 738€. Uma das obras dos Jogos é uma nova linha de metro aéreo, já em funcionamento, que liga a baixa da cidade e o aeroporto em 22 minutos.

Bilhetes

Em Outubro passado foram postos à venda 1,6 milhões de bilhetes para os Jogos Olímpicos de Inverno e 250 mil para os Para-olímpicos. O melhor endereço para informações sobre a venda dos bilhetes é o "site" www.Vancôver.com que, no entanto, só os vende a residentes no Canadá. Os espectadores de outros países devem comprar bilhetes através do comité olímpico do respectivo país.

Onde ficar e comer

As reservas para os hotéis da cidade durante os Jogos estavam já esgotadas em Junho passado, estando a edilidade a sugerir aos residentes que se disponibilizassem para alojar mais visitantes. Assim sendo o melhor será consultar a Internet.

De 12 a 28 de Fevereiro
Os jogos, o programa e as polémicas

Os XXI Jogos Olímpicos de Inverno inauguram a 12 e encerram a 28 de Fevereiro de 2010, seguidos dos Jogos Para-olímpicos de Inverno, de 12 a 21 de Março. Serão os terceiros em território canadiano, mas os primeiros no estado da Columbia Britânica. São esperados 5500 atletas, representando 80 países, embora o número possa ainda crescer. Estão previstos 86 eventos em 15 modalidades de setes desportos. As competições decorrerão em recintos desportivos de Vancôver, das cidades vizinhas de Whistler e de Richmond, bem como na estância de neve da montanha de Cypress.

A organização do evento envolveu a construção de nove equipamentos, nomeadamente o Centro Olímpico, no Parque Rainha Elisabete de Vancôver, destinado a acolher as provas de curling, e o Richmond Olympic Oval, que receberá a patinagem de alta velocidade. As restantes competições terão por cenários recintos já existentes, mais ou menos remodelados para o efeito. Em Vancôver, no Canada Hockey Place decorrerão as provas de hóquei no gelo, no Pacific Coliseum as de patinagem artística e de velocidade em pista curta, no centro Doug Mitchell Thunderbird o torneio feminino de hóquei do gelo. Para Whistler, ou melhor, para o seu Centro de Sliding, estão agendadas as provas de luge, bobsleigh e skeleton, para a sua estação de Creekside a competição de esqui alpino, enquanto o Parque Olímpico da mesma cidade será cenário do mais vasto sortido de desportos dos jogos (biatlo, saltos de esqui, cross-country e combinado nórdico). A estância de montanha de Cypress vai ser o centro de esqui estilo livre e de "snowboard".

--%>