Novembro/Dezembro | Cogumelos nas Pousadas
Quem preferir ver os cogumelos já no prato, a Pousada Convento de Belmonte é o local para estar até final de Dezembro. No Festival do Cogumelo, que começou em Outubro, vários chefs (entre eles Augusto Gemelli, José Júlio Vintém ou António Nobre) vão preparar os pratos para degustação - e o chef Valdir será responsável por sessões de formação: apanha, preparação e confecção.
www.conventodebelmonte.pt
Em família
Circo Mágico
Não tem animais, mas promete compensar nos cenários, efeitos especiais e música de modo a proporcionar um grande espectáculo circense. O Circo Mágico está pela primeira vez em Portugal e traz um espectáculo de Natal para todas as idades, mas com um piscar de olho especial às crianças, ou não trouxesse à boleia personagens tão conhecidas do universo infantil como são Noddy, Bob Esponja, Gombby, Codigo Lyoko, Pocoyo e Vila Moleza. Estes vão "conviver" com trapezistas, ilusionistas, malabaristas e outros artistas mais "habituais" debaixo da tenda de circo - por falar em tenda, preparem-se os espíritos para ajudar a montá-la e conhecer um pouco dos bastidores do maior espectáculo do mundo. O Circo Mágico vai estar em Lisboa (Pavilhão Atlântico) nos dias 3 e 4 de Dezembro e em Santa Maria da Feira a 10 e 11. Os bilhetes começam em 12,50 euros.
www.lemon.pt
Diariamente | Micro-Safari no museu
Há cobras e caracóis gigantes africanos, dragões barbudos australianos e lagartos, insectos exóticos e tarântulas, escorpiões e salamandras. Não saímos de Lisboa mas damos quase a volta ao mundo com cem espécies de animais vivos ao alcance dos nossos olhos. É a exposição Micro-Safari - O mundo escondido a seus pés, no Museu do Combatente (Forte do Bom Sucesso, Lisboa), até ao final de Dezembro apostada em fazer de cada um dos visitantes um explorador intrépido da biodiversidade dos cinco continentes. Todos os dias das 10h às 17h , com entrada a 6,50 euros (descontos aplicáveis).
www.ligacombatentes.org.pt
De bicicleta
10.12 | BTT jurássica
De bicicleta até ao Jurássico - assim se poderia resumir o passeio que a Vertente Natural propõe para a manhã do dia 10 de Dezembro. Afinal, montados nas BTT, os participantes vão pedalar ao longo da costa no planalto do Cabo Espichel e vão ter direito a visita e interpretação das pistas de pegadas de dinossauros do período Jurássico e Cretácio. Nas arribas da zona, são vários os trilhos conhecidos, entre os quais a Pedra de Mua, jazida associada à lenda da Nossa Senhora da Pedra da Mua, que deu origem à ermida que ainda hoje lá se encontra - em 1410, a Virgem Maria terá sido vista a subir a arriba montada numa mula cujas pegadas terão ficado marcadas na rocha. Essas marcas não eram afinal de mula, mas sim de dinossauros (saurópodes, na maioria), como ficou provado já no século XX. Além das pegadas, também a fauna, flora, geologia e o Santuário terão direito a interpretação. O percurso terá acompanhamento de monitores da Vertente Natural e o preço - 20 euros (nove, sem BTT) - inclui seguro de acidentes pessoais. As inscrições podem ser feitas até dia 9, por email, e o passeio começa às 9h30, no Santuário.
www.vertentenatural.com