08.12 | BTT dos moinhos
Não se pretende lutar contra moinhos de vento, mas ver alguns neste BTT Rota dos Moinhos, cuja segunda edição vai acontecer no dia 8 de Dezembro, na Figueira da Foz. Percorrendo vários trilhos da região, esta rota vai ser cumprida a duas velocidades - a competitiva (com 40 quilómetros) e a de passeio, 20 quilómetros para se apreciarem tranquilamente. A organização é do Centro Cultural Desportivo Recreativo de Matas e Cipreste e, para quem quiser, inclui almoço (paella e bebidas). Neste caso, o preço de participação é 10 euros, sem almoço, seis - as inscrições devem ser feitas até dia 6 de Dezembro: inscrições no dia não permitem a opção de almoço e o preço sobe para oito euros.
www.ccdrmatascipreste.com
Com tradição
03.12 | Matança do porco
Nem sempre a tradição é o que era, mas há quem se esforce por mantê-la. Na Quinta S. Cristóvão estamos em Montalegre, nas imediações da barragem da Venda Nova, pleno território barrosão, onde a carne do porco tem estatuto de singular importância no dia-a-dia das populações. No dia 3 de Dezembro a tradição ganha vida aqui com a tradicional matança do porco e quem quiser assistir tem de estar lá às 8h em ponto. Depois do trabalho, o repasto - e já se sabe quem é o convidado de honra: a ementa começa com broa, bola regional e presunto nas entradas, passa para os rojões com castanhas e o sarrabulho, acompanhados de batata barrosã cozida e de um misto de legumes e termina com o leite-creme, as rabanadas com mel, os mexidos e a mousse de chocolate com nozes. O preço é de 15 euros - quem quiser ficar alojado na unidade hoteleira tem preços especiais: uma noite por 70 euros com direito a pequeno-almoço e almoço (por casal); duas noites, incluindo jantar, ficam por 130 euros.
www.scristovao.com.pt
08 a 18.12 | Artes Populares
"Portugal vai caber no Museu de Arte Popular!". É com este repto que a MOART - Mostra de Artesanato e Produtos Regionais se vai instalar, em Dezembro, no Museu de Arte Popular, em Lisboa, para dar a conhecer um best of do país na capital. Nos dias 8, 9, 10, 11, 17 e 18, exposições, ateliers, provas de produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) invadirão os espaços do museu, na companhia de música tradicional e actuações de grupos etnográficos que vão assegurar animação diária cem por cento nacional.
www.map.imc-ip.pt
À mesa
Até 11.12 | Douro gastronómico
Depois de quase mês e meio a revelar a cozinha duriense, a terceira edição do Festival de Gastronomia do Douro 2011 chega ao fim no dia 11 de Dezembro, mas até lá ainda há muitas iguarias para degustar. Salientem-se as experiências Sabores do Douro Superior, que de 30 de Novembro a 4 de Dezembro vão "invadir" restaurantes em Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa, e Paladares nas Terras de Torga, que se darão a conhecer de 7 a 11 de Dezembro em Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Alijó e Murça. Esperem-se pratos regionais em vestimentas tradicionais ou revisões contemporâneas, que nos restaurantes participantes serão apresentadas sob a designação Menu D'Ouro a revelar as sugestões de cada um e com preços mais baixos do que à carta.