Fugas - Viagens

Gonçalo Português/Arquivo

Grandes planos para passear em Portugal nos feriados

Por Andreia Marques Pereira

Sabemos que podem não durar, por isso urge aproveitá-los, com mais ou menos austeridade, façam parte ou não 
de fins-de-semana prolongados. Vasculhámos o país e deixamos algumas sugestões de despedida 
de Outono, boas-vindas ao Inverno e antecipação do Natal.


Com ponte ou sem ponte, os feriados de Dezembro estão aí para serem gozados. E enquanto não se sabe se são ou não eliminados do nosso calendário, vamos aproveitá-los como se fossem os últimos - podem bem ser. De BTT com dinossauros ou em caminhadas à beira-mar, com a matança do porco ou a batata-doce, a ver pássaros ou circo, a apanhar cogumelos ou a visitar museus, a fotografar paisagens rurais e urbanas, a passear por portos palafíticos. E como o Natal já se começa a sentir, entre-se no espírito em mercados e feiras - ou até numa volta na pista de gelo mais próxima.


A fotografar

10.12 | FotoXisto
A fotografia é o mote da visita que a Histérico - Associação de Artes promove a Sobral de São Miguel, aldeia de xisto na Covilhã, no dia 10 de Dezembro. O Passeio Fotográfico: Natal no Sobral convida entusiastas da fotografia a deixarem-se guiar pelas ruas típicas da aldeia e seus arredores, descobrindo fornos comunitários, fontes, pontes e moinhos. De manhã, a visita concentra-se na aldeia, depois do almoço embrenha-se em trilhos rurais, sempre acompanhada por um guia local e um fotógrafo profissional (tudo incluído no preço). O encontro está marcado para as 9h30 no Largo do Cabecinho e o custo da participação é de 20 euros (15 euros para residentes na aldeia e seis para menores de 14 anos).
www.histericoartes.blogspot.com


08.12 | FotoNatal
No dia 8, as Luzes de Natal em Évora estão ao dispor de todos aqueles que quiserem integrar o passeio fotográfico que a Magic Moments organiza na cidade alentejana.
www.magicmoments.pt


Em busca 
de cogumelos

03.12 | Passeio Micológico
Ainda é a época de colhê-los e é um bom pretexto para umas horas entre a natureza que se despede do Outono. A apanha de cogumelos não mobiliza multidões, mas cria um movimento inusitado em florestas onde os cogumelos começam a espreitar com as primeiras chuvas. Como esta é uma actividade de risco, quem não é "profissional" não se deve aventurar sozinho, sob o risco de se deparar com uma espécie tóxica. Em Mogadouro, o dia 3 de Dezembro será de Passeio Micológico transfronteiriço. Promovido pela associação Aldeia, a caminhada vai juntar aficionados e micólogos, nacionais e espanhóis, em troca de experiências e saberes. O dia será dedicado a saída de campo para recolha e identificação de cogumelos silvestres, com pausa para almoço em Mogadouro. O encontro está marcado para as 9h30, junto à Biblioteca Municipal Trindade Coelho, e o regresso está marcado para as 17h - a participação custa 10 euros (e a inscrição na associação Aldeia, também 10 euros, é condição para a participação).
www.aldeia.org

10.12 | Oficina de cogumelos
A Solidários - Fundação para o Desenvolvimento Cooperativo e Comunitário organiza na Casa da Fonte (Couto de Esteves, Sever do Vouga) uma Oficina de Cogumelos, no próximo dia 10 de Dezembro, que funciona como uma espécie de introdução rápida ao mundo da micologia. Depois da "teoria", com caracterização das principais espécies gastronómicas e tóxicas, a "prática" vem na forma de saída de campo para identificação e recolha. São sete horas de duração e 35 euros de inscrição.
www.solidarios.org.pt

--%>