Fugas - Viagens

Gonçalo Português/Arquivo

Continuação: página 4 de 7

Grandes planos para passear em Portugal nos feriados

1 a 11.12 | Caça de Mora
É um festival temático e já o é há 16 anos. A Mostra Gastronómica de Caça de Mora 2011 arranca a 1 de Dezembro e até ao dia 11 oferece o que anuncia: caça em todas as declinações possíveis (ou melhor, em 40 receitas...) servida nos restaurantes locais. Não faltarão, com certeza, o javali e a perdiz, o coelho e a lebre, o veado ou o pombo, em ensopados, açordas, sopas, arrozes, estufados, assados...

1 a 4.12 | Aljezur e a batata-doce
Tem "raízes de pele castanho-avermelhada e polpa amarela" e estatuto de ícone gastronómico. Herança de tempos imemoriais, a batata-doce de Aljezur tem direito a certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) e a um festival que vai animar a vila algarvia de 1 a 4 de Dezembro. A batata-doce é, portanto, a estrela natural do Festival de Batata-Doce de Aljezur e vai aparecer em várias declinações apresentadas por restaurantes, tasquinhas, doceiros e artesão e "secundada" por outros produtos do concelho - a acompanhar, concertos e outras actividades para o público infanto-juvenil.

30.11 a 04.12 | Cozinha de Ganhões
"Ganhão" era o trabalhador de lavoura das herdades alentejanas e agora é o nome de um festival gastronómico em Estremoz, que recupera em parte os petiscos destes trabalhadores (muito à base de pão, incluía, por exemplo, açorda no Inverno e gaspacho no Verão). A Cozinha dos Ganhões 2011(na sua 19ª edição) reúne mais de uma dezena de expositores de produtos regionais, tasquinhas, bares e artesão no parque de feiras e exposições da cidade como montra para uma espécie de best of da gastronomia, enchidos, queijos, doçaria, vinhos e artesanato do Alentejo. Acontece de 30 de Novembro a 4 de Dezembro.

30.11 a 04.12 | Sabores Messines
Nos mesmos dias, mais a Sul, São Bartolomeu de Messines recebe a 6.ª Semana Gastronómica de Messines com o convite geral: "Venha provar os nossos sabores e conhecer as nossas tradições". Com a participação de restaurantes locais, que vão apresentar os seus pratos mais emblemáticos, doceiras, produtores de mel, medronhos e frutos secos, as experiências gastronómicas serão acompanhadas de eventos musicais e quadros teatrais que vão dramatizar cenas do quotidiano algarvio e da poesia do messinense João de Deus.

A caminhar


04.12 | Caminhada solidária
Como o mês é de Natal, a associação Amigos da Montanha (Barcelos) decidiu dar Montanhas de Amigos a quem mais deles necessita. E entre as iniciativas solidárias previstas para Dezembro está uma caminhada marcada para dia 4. Com cinco quilómetros de extensão e grau de dificuldade baixo, a jornada começa no Largo da Porta Nova às 9h30. A participação é gratuita com o repto de cada caminhante entregar no início do percurso um alimento, pelo menos (o usual: enlatados, arroz, azeite...), que a associação distribuirá por famílias carenciadas.
www.amigosdamontanha.com


10 e 11.12 | Andar do Espichel ao Vapor
São dois dias de caminhada, mas com a promessa de um ritmo acessível a toda a gente, do Cabo Espichel à Cova do Vapor. É a 5ª Caminhada Natura 2000, com organização do Ao Pé do Mundo, nos dias 10 e 11 de Dezembro: a partida é às 10h30, a pernoita no Camping Meco e a chegada está marcada para as 18h - a inscrição é "gratuita", contra a apresentação da t-shirt Ao Pé do Mundo à venda no ponto de partida. Recomenda-se o uso de chapéu e roupa e calçado confortáveis e o transporte de água.
www.aopedomundo.blogspot.com 

--%>