Fugas - Viagens

Gonçalo Português/Arquivo

Continuação: página 6 de 7

Grandes planos para passear em Portugal nos feriados

Com o Inverno

Dezembro | Gelo de Matosinhos
É verdade que a Natureza não nos dotou de condições climatéricas que congelam lagos ao desbarato, porém isso não tira a vontade de fingir. Se o nosso clima até é ameno, recorra-se à tecnologia para fazer surgir pistas de gelo e deslizar (mais ou menos) graciosamente pelo Inverno. Em Matosinhos, a já habitual pista de gelo natural chegou ao centro comercial Mar Shopping logo no início de Novembro - e no dia 1 de Dezembro vai ser palco da Chegada do Pai Natal (acompanhado de espectáculo dirigido ao público infantil). São 200 m2 instalados no piso 0 que se podem usufruir por períodos de 20 minutos, com um custo de acesso de três euros por pessoa - ou, e isto é novidade, 10 euros para famílias de quatro pessoas.

Dezembro | Gelo de Viseu
Em Viseu, não é só nesta altura que os gorros, os cachecóis e as luvas saem do armário para acompanhar os patins: no seu Palácio do Gelo Shopping não chega a haver degelo. Entre aulas de patinagem (de iniciação e aperfeiçoamento de crianças e de adultos), a pista de 600 m2 deixa imenso tempo para patinagem livre (com ou sem assistente). Os preços começam em 4,50 euros, na primeira hora, baixam para 4 na segunda e voltam ao início a partir daí - com patins próprios o preço é 3,50 euros. Quem se quiser manter no espírito, o único bar de gelo do país é opção mesmo à mão.


Dezembro | Gelo de Torres Vedras
Mais a Sul, Torres Vedras recebe no dia 23 (quarta-feira) a maior pista de gelo natural do país. No Pavilhão Multiusos da Expotorres instala-se a Torres de Gelo com 630 metros quadrados, que terá a companhia de um restaurante, lojas e uma árvore de Natal que vai funcionar das 15h às 24h (sábados, domingos e feriados desde as 10h). A entrada no pavilhão custa um euro, o acesso à pista de gelo três euros para meia hora de utilização, e com aluguer de patins e luvas cinco euros para uma hora.

Dezembro | Gelo Aquashow
O Verão já foi bater a outras paragens, mas o Aquashow da Quarteira (Algarve) recusa-se a bater com a porta. Por isso, decidiu "trocar" as piscinas por uma pista de gelo ("chega" dia 1 de Dezembro) e fazer do Inverno uma festa. Com a presença de monitores, mesmo os novatos nestas andanças da patinagem não têm motivo para não arriscar. Para complementar o novo programa, o parque temático mantém aberto outras atracções, como a Montanha Russa ou o Space Center. A entrada no parque vale 15 euros para maiores de 10 anos; 10 euros entre os cinco e os 10 anos e para maiores de 65 anos; e é grátis até aos cinco anos. Os patins podem ser alugados.
www.aquashowparkhotel.com

 

Com história

01.12 | Restauração da Independência

Se necessário fosse pretexto, ele até existe - a 1 de Dezembro assinala-se a Restauração da Independência. E, mesmo não sendo preciso buscar subterfúgios para revisitar a história portuguesa, não se faça tábua rasa da data, e aproveite-se para visitar Vila Viçosa. Afinal, a vila alentejana era a residência oficial da Casa de Bragança, que viria a ser, com a restauração, a última dinastia reinante em Portugal. Visite-se o paço ducal e o castelo - o primeiro passou a ser residência dos duques no início do século XVI, o segundo desempenhou um papel fundamental nas guerras da independência - para se conhecer um pouco deste período histórico. E, misturando história com religião, Vila Viçosa guarda também ingredientes para ser visitada a 8 de Dezembro: o dia de Nossa Senhora da Conceição tem especial significado aqui, onde, no santuário fundado por D. Nuno Álvares Pereira, se encontra a imagem da padroeira de Portugal, que D. João IV, primeiro rei da Dinastia de Bragança, coroou rainha de Portugal - depois disso, mais nenhum rei português utilizou a coroa real.
www.fcbraganca.pt

--%>