Aliás, quem quiser acompanhar o autor pela Índia pode até fazê-lo em breve, já que uma das suas actividades é ser guia de viagens fotográficas (em colaboração com a agência Papa-Léguas) e a próxima é precisamente à explosão de cores que é o Festival Holi, em Março. Ao longo do ano, vai sempre realizando algumas destas viagens fotográficas, dentro e fora do país. "São grupos pequeninos, de três, seis, 12 pessoas", explica. "Damos apoio fotográfico nestes destinos que conhecemos muito bem. Índia, China, Indonésia...". O participante tem a oportunidade do turismo e de melhorar no "terreno real" a sua fotografia de viagens. E, refere, "o fotografar não se prende apenas com a técnica", explica, exemplificando: "Nota-se que muita gente é tímida, aconselhamos como interagir com as pessoas que se quer fotografar, sem 'vestir a pele do caçador'".
Para 2013, a agenda de Joel Santos promete continuar cheia. "Provavelmente", lançará um novo livro, "ainda em fase de planeamento", prosseguem as sessões de formação e workshops (também em colaboração com a Papa-Léguas ou a comunidade fotográfica Retina), além de "seis ou sete viagens fotográficas". Na manga ainda, até porque é "embaixador" da marca Canon para a Europa (em retrato, natureza e fotografia de viagem), alguns projectos a nível internacional.
Enquanto isso, é acompanhar a odisseia do fotógrafo resumida na mostra "Viagens": além das grandes imagens do Martim Moniz, a exposição poderá ser vista na Colorfoto (Alvalade, Av. da Igreja, 39 D/E); depois de Lisboa, deverá seguir para o Porto e, possivelmente, Algarve e Açores.
__
Joel Santos: Site | Facebook