Minho Verde
Rua do Dr. Mário Júlio Costa, 37. Telf.: 258516296
Este restaurante sobranceiro à avenida junto ao rio passa despercebido visto de fora, parecendo um café igual a tantos outros. Lá dentro, numa sala que divide o espaço com um balcão familiar, o cliente dispõe diariamente de dois pratos (entre os 6 e os 7 euros), que podem ser fanecas ou os saborosos rojões à moda da terra. Mas também pode ser convidado a experimentar o delicioso bacalhau frito “à moda de Braga”, polvo, bifes ou costeletas (com preços a subir já para os 12 euros). Nos vinhos, o melhor é aceitar a sugestão do verde branco da casa ou do tinto vinhão-Aguião.
O Espigueiro
Soajo. Telf.: 258576136
No Soajo, O Espigueiro oferece diariamente o tradicional cabrito (que surge acompanhado com legumes + batata + dois arrozes, de cenoura e de feijão!), mas também os bifes ou “nacos de carne” da raça autóctone cachena; para sobremesa, aconselha-se o bolo de mel, também uma tradição da terra. O preço médio duma refeição ronda aqui os 20 euros.
O Videira
Soajo, Largo do Eiró. Tel.: 258576205
Casa moderna e em pedra a imitar a rusticidade envolvente. Lista alargada à base de produtos da região, destacando-se os preparados no forno como cabrito, vitela e bacalhau. Aos fins-de-semana, há também um cozido ao estilo local. Doses generosas, envolvência ao gosto popular e carta de vinhos satisfatória. Em tempo de calor, o telheiro de entrada, voltado para o largo principal, é local aprazível (preço médio: 15 euros).
__
Artigo publicado originalmente na revista Fugas de 11.05.2013