O vídeo oficial do Melhor Destino Europeu 2014 conta com mais de 105 mil visualizações no Vimeo. Mas quem está por detrás deste vídeo? Como foi realizada esta filmagem aérea? “Foi incrível ver o Porto de outra maneira, com outros olhos” contou Luís Lopes ao P3.
Luís Lopes (32 anos) e Manuel Pestana (35 anos), dois jovens do Porto, são os membros fundadores da empresa responsável pela realização do vídeo, a Atmos Aerial Filming.
A Atmos foi fundada há menos de um ano e a sua grande característica é a especialização em imagens aéreas. “Eu e o Manuel começamos por pesquisar na Internet se já existiam imagens aéreas do Porto e verificamos que não. Foi aí que surgiu esta ideia”, diz.
A captação das imagens é realizada por um drone, no caso da Atmos é um DJI Phantom. “Cada vez que levanta voo, o drone filma, no máximo, sete a oito minutos devido às limitações de bateria” conta Manuel Pestana.
Quando questionado sobre quais os locais que mais gostou de filmar, Luís aponta pela “beleza” do “pôr do sol na Foz, filmado no final do Verão” e, pela “adrenalina” que sentiu ao comandar o DJI através da Ponte da Arrábida, da Ponte D.Luís, da Torre dos Clérigos e da Câmara Municipal”.
“O vídeo não estava pensado para este fim, uma vez que nem sabíamos da existência deste concurso”, confessa Luís. Começaram por captar imagens há cerca de um ano com o objetivo de “enviar a produtoras”.
Um dos sítios para o qual enviaram o vídeo foi a European Consumers Choice e foram então contactados pelo director de relações públicas do European Best Destination, Maximilien Lejeune. “Gostou muito do nosso vídeo e perguntou-nos se poderia ser utilizado caso o Porto fosse o vencedor”, conta Luís.
Quando ficaram a saber que o Porto tinha sido eleito o melhor destino europeu de 2014 tiveram que fazer ligeiras adaptações para que o vídeo pudesse então ser anunciado. “Não sei se posso revelar, mas ficamos a saber antes de vocês. Tivemos um feedback contínuo que nos mostrava que o mais certo seria ganhar o Porto” confessa Luís. Foi então que fizeram uma “edição ao vídeo”, de modo a “conter os logotipos do European Best Destination”.
Embora o vídeo conte com mais de 105 mil visualizações, Luis conta que “acaba por ser difícil agradar a todos”. "Há pessoas que nos perguntam porque é que o Estádio do Dragão e espaços com mais pessoas não aparecem no vídeo”, confessou.
Com a produção deste vídeo, Luís afirma que “têm chovido imensas propostas”. Para já é segredo. Fiquem atentos. Olhem para o céu.