Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 5

Pontevedra é muito mais do que um caminho

Onde comer
Sem ser considerada uma capital gastronómica por excelência, dificilmente alguém sairá decepcionado com a cozinha local. Das tapas a pratos mais tradicionais (sobretudo peixe e marisco), há opções um pouco para todos os gostos. Se há cidades em que os restaurantes do centro estão um pouco inflacionados e desvirtuados, Pontevedra será um bom exemplo do contrário, sobretudo no que às tapas diz respeito. Em pleno centro histórico é difícil não encontrar uma esplanada com uma boa tortilla, uns calamares bem fritos ou os inevitáveis pimentos Padrón que, recorde-se, são provenientes de uma pequena localidade galega com o mesmo nome. 

São também alguns os locais mais modernos que fazem uma abordagem mais contemporânea, mas sem perder a essência, como o La Fuga del Blas, na rua Padre Luis, 3.  O restaurante A Punto, na Rua Nova de Arriba, 7, é outro dos bons exemplos.

Quem quiser comer mais do que tapas, no centro histórico, e não tiver grande paciência para escolher ou consultar guias, o melhor é dirigir-se à bonita Plaza de la Leña. Eirado da Lena, Rianxo, Casa Filgueira ou A Trigueira, qualquer um destes nomes é altamente recomendável. Um pouco mais afastado do centro, mas com menus e preços bem convidativos, fica o restaurante Alcrique (Jose Casal Bajo, 7). Tem menus a menos de dez euros e uma saborosa cozinha entre o tradicional e o contemporâneo.

Onde ficar

Este será, porventura, um dos defeitos maiores da cidade. Não é que não haja hotéis ou camas disponíveis, mas não abunda a oferta termos de hostels ou pequenos hotéis de charme e que se enquadrariam perfeitamente no ambiente e arquitectura da cidade.

O Hotel Restaurante Rúas (Calle Sarmiento, 20), entre a já mil vezes referida Plaza de la Leña e a Plaza da Verdura, o Hotel Rías Bajas (rua Castelao, 3) a 100 metros do centro histórico, e o Boa Vila (rua Real, 4 – 6) são, ainda assim, três opções seguras. Este último, uma casa do século XIX com dez quartos, será mesmo o local com mais charme de entre os três. Para os adeptos dos paradores espanhóis, Pontevedra tem também o seu, situado na rua do Barón, 19. Ocupa um palácio renascentista dos séculos XVI/XVII.

--%>