Fugas - Viagens

  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos

Continuação: página 5 de 5

Aqui há pastores. E artistas. E gente que quis voltar à aldeia

Eram 11 ruínas no vale do Bestança, em Cinfães. Iriam recuperá-las, desenvolver um projecto ecológico. "Olha lá, para acompanhar aquelas obras todas, precisamos de uma casa", defendeu ela. Compraram uma quinta com uma casa senhorial do século XVII. "Parece uma anedota", diz agora.

Não imaginavam o que aquilo era quando o vendedor lhes disse que para ali havia "uma coisa muito boa". Para Lurdes foi amor à primeira vista: "Entrei, fui do pátio para a varanda e já não quis ver o resto da casa. Fiquei passada!" Adorou a vista sobre o vale, verdejante, com o rio ao fundo. Só que aquilo não era uma casa, eram três casas com capela, lagar, tanque, horta, fonte, piscina.

Mudaram-se há quase quatro anos. Queriam rentabilizar este investimento e avançar para a recuperação das onze ruínas. Foram apanhados pela crise económica e financeira, que se abateu sobre o país. O projecto inicial "ficou em banho-maria". E agora é vê-los, armados em agricultores, a plantar mirtilo.

Moram na Casa Principal — que tem três quartos duplos e um twin, uma sala de estar, um bar, uma sala de refeições e várias varandas. Os clientes que gostam de maior privacidade podem optar pela Casa do Jardim, mesmo ao lado, ou a Casa da Eira, uns metros abaixo, cada qual com dois quartos, uma cozinha e uma sala de refeições

Na época alta, Vicente e Lurdes concentram todas as atenções na clientela. Na época baixa, acolhem amigos. O músico e compositor Rodrigo Leão é presença assídua. Estranhou quando lhe disseram para onde vinha, conta ela. Uma vez aqui, rendeu-se. "Ele anda sempre com um órgão no carro. Montou-o na sala.

No fim, entrega-me uma maqueta: ‘Isto é o meu próximo disco’." Era o álbum Montanha Mágica, que editou em 2011. Vieram-lhe as lágrimas aos olhos quando ele lhe disse: "Esta música, Ventozela, é o teu presente de anos." Ainda se comove só de pensar nisso. Ela, "uma mulher de Arouca", nesta espécie de palacete, a inspirar um dos mais singulares artistas nacionais.

GUIA PRÁTICO

Como ir

De carro: Do Aeroporto Internacional do Porto, siga pela A4 em direcção a Vila Real/Amarante. Saia ao km 45 (Saída 14) em direcção ao Marco de Canaveses. Paga a portagem, siga indicações para Cinfães.

De comboio: A partir do Porto, apanhar linha de Caíde/Marco
de Canaveses. Sair na estação de Mosteirô, em Cinfães.

Onde comer

O Meu Gatinho. Rua Capitão Salgueiro Maia, Sequeiro Longo, Cinfães. Telefone: 255563930. Telemóvel: 914884020. www.restauranteomeugatinho.turismoruraldouro.com.pt/

Onde ficar

Casa do Moleiro. Pelisqueira, Cinfães. Telefone: +351 225 024 532. Telemóvel: +351 919 355 590. www.casadomoleiro.com

Quinta da Ventozela. Lugar do Casal, Cinfães. Telefone: (+351) 255 562 342. Telemóvel: (+351) 913 561 088. www.quintadaventozela.com

--%>