GUIA PRÁTICO
Como ir
Uma vez que não há voos directos de Portugal para a Jordânia, é necessário fazer escala numa cidade europeia. As companhias British Airways e Lufthansa, com escalas em Londres e em Frankfurt, estão entre as que oferecem actualmente melhores tarifas entre Lisboa e Amã. Para o mês de Outubro, as tarifas oscilam entre os 500 e os 600 euros. Da capital jordana para a cidade de Aqaba, no sul (a 50km do Wadi Rum e a 100 de Petra), há voos domésticos diários. A ligação de Amã a Petra, cerca de 250km, pode também ser feita por estrada. Para quem prefira viagens organizadas, há várias agências na capital jordana que asseguram circuitos para Petra, Madaba, Monte Nebo e outros locais. A volta pelos chamados Castelos do Deserto pode ser feita com recurso ao aluguer de um táxi.
Quando ir
A Primavera e o início do Outono são os períodos ideais para viajar para a Jordânia. Dadas as características climáticas predominantes no país (uma parte significativa do território é ocupada por desertos, o que significa uma grande amplitude térmica diária), o final do Outono e o Inverno trazem temperaturas muito baixas durante a noite e há maior possibilidade de chuva em algumas regiões. No Verão, sobretudo em Julho e Agosto, as temperaturas sobem frequentemente acima dos 40 graus.
Onde ficar
Há ampla oferta hoteleira em Wadi Musa, uma pequena e incaracterística cidade moderna localizada junto de Petra. Com nível e conforto semelhantes, e com uma boa relação qualidade-preço, eis três opções de alojamento nas imediações da entrada do recinto arqueológico.
Petra Moon Hotel
Tel.: 96232156220; fax 96232159220
www.petramoonhotel.com
Alanbat Hotel
Tel.:96232156265/ 96232157965; fax 96232156888
www.alanbat.com
Valley Stars Inn
Tel.:96232155733/ 962796655547; fax 96232154733
www.valleystarsinn.com
Vistos
Os cidadãos de nacionalidade portuguesa podem obter um visto turístico à entrada da Jordânia, válido para um mês.
Segurança
O povo jordano é conhecido pela sua hospitalidade e a Jordânia é um dos países mais seguros do mundo. Apesar da localização geográfica (fronteiras com a Cisjordânia, Israel, Síria e Iraque), numa região em que persistem velhos conflitos e ocorrem situações de guerra em países vizinhos, a vida decorre com normalidade. A Jordânia tem sido afectada, sobretudo, pela vaga de refugiados de guerra da Síria (cerca de seiscentos mil), alojados no Norte do país, e pelos cortes no abastecimento de crude, cujo principal fornecedor tem sido o Iraque.
As últimas perturbações da ordem pública conhecidas ocorreram em 2011 e 2012, no contexto da denominada Primavera Árabe, quando eclodiram manifestações, em Amã e noutras cidades, de protesto contra a corrupção, o desemprego e a subida do preço dos bens alimentares e dos combustíveis, reclamando ao mesmo tempo uma maior democratização do regime. Para mais informação, consultar www.secomunidades.pt.
Explorar o Wadi Rum
Dado que o Wadi Rum é uma área protegida, classificada pela UNESCO como Património Mundial, existe um controlo rigoroso do acesso e um limite diário de entradas. As formas de visita estão também regulamentadas e é necessário programar a viagem com antecedência e fazer antecipadamente a reserva de alojamento. Mais informações em www.wadirum.jo ou através do email info@wadirum.jo.