Fugas - Viagens

  • HARRY SCHIFFER
  • HARRY SCHIFFER
  • HARRY SCHIFFER
  • Museu Arnold Schwarzenegger
    Museu Arnold Schwarzenegger

Continuação: página 5 de 6

Áustria: Quando o Natal é rei na rainha dos corações

QUANDO IR

Graz pode ser visitada em qualquer altura do ano mas os amantes das caminhadas, na região em redor da cidade, deverão fazê-lo na Primavera, no Verão ou no Outono. O Inverno é a estação ideal para os adeptos do esqui e Graz tem um encanto muito especial no mês de Dezembro, com os seus mercados de Natal que atraem grande número de turistas, principalmente famílias que procuram manter viva nas crianças a tradição da época.  Com um clima continental húmido, Graz conhece invernos rigorosos e verões quentes, se bem que não se possa identificar verdadeiramente a época seca (Janeiro é, em média, o mês mais seco e também o mais frio). Já a época das chuvas tem lugar entre Junho e Agosto (Julho é o mês mais húmido), sendo este último o que regista a melhor média de temperatura durante o ano.

ONDE COMER

A capital da Estíria tem soluções para todos os gostos, desde pratos tradicionais da região à cozinha gourmet, passando por cafés acolhedores, uma ampla oferta que vai atraindo cada vez mais curiosos a Graz. Por um bom preço (pratos entre os seis e os 12 euros), sentado num elegante pátio interior e rodeado de uma atmosfera familiar, não deixe de provar a apetitosa comida regional que é servida no Krebsenkeller, na Sackstrasse, 12. Outro espaço que não desilude é o Tramina, na Klosterwiesgasse, 2, um negócio que tem passado de geração em geração e que trabalha exclusivamente com produtos ecológicos; para algo mais luxuoso, em Schlossberg e com panorâmicas soberbas sobre a cidade, nada melhor do que imitar muitos dos cidadãos locais, rumando ao Aiola Upstairs, de preferência para um jantar, com pratos deliciosos e uma boa carta de vinhos como aperitivo para um cocktail num ambiente descontraído ao qual não falta a boa música.

ONDE DORMIR

Uma das melhores opções na cidade é o Roomz, na Conrad von Hötzendorf, 92-96 (www.roomz-graz.com), um hotel com um bonito design e preços em conta (um duplo por 59 euros ou por 72 com pequeno-almoço incluído).

Para um pouco mais de luxo, recomenda-se o Grand Hotel Wiesler (www.weitzer.com), na Grieskai, 4, uma verdadeira pérola do estilo Art Nouveau e até há bem pouco tempo o único hotel cinco estrelas em Graz. Os preços variam entre os 200 e os 700 euros, mediante a opção (single, duplo ou suite), com direito a admirar, na sala de pequenos-almoços, um mosaico de Leopold Forstner (1878-1936), famoso pintor, ilustrador e gráfico que pintou alguns dos frescos da Kirche am Steinhof, também conhecida por Igreja de St. Leopold (em Viena) e considerada uma das igrejas modernistas (projectada por Otto Wagner) mais famosas e importantes de todo o mundo.

No outro extremo, está o enorme, colorido e familiar Jugendgästhaus, na Idlhofgasse, 74, onde poderá dormir por menos de 20 euros num quarto partilhado ou, por pouco mais de 50, no Jugendhotel, mais utilizado por famílias do que por viajantes solitários. Entre Abril e Outubro, existe uma opção ainda mais em conta, o Camping Central, a seis quilómetros do centro da cidade (autocarro 32 desde Jakominiplatz). 

--%>