Fugas - Viagens

  • HARRY SCHIFFER
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    Museu Arnold Schwarzenegger

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Áustria: Quando o Natal é rei na rainha dos corações

Vista desde Schlossberg, Graz, mais do que bem conservada, sugere a ideia de que por estes tempos foi devolvida a outros, até ao século XVI, desde que se ignorem os espaços comerciais, as esplanadas dos cafés e dos restaurantes, com as suas lojas de marca e os seus clientes respirando sofisticação. Perscruto de novo a escadaria, subindo em ziguezague até alcançar, 120 metros mais acima, o cume da Schlossberg, depois olho em redor, à procura de casais de namorados que, de acordo com a tradição, devem trocar o primeiro beijo sob a sombra da Torre do Relógio (para evitar a sua destruição, os cidadãos locais tiveram de pagar uma quantia elevada a Napoleão, durante as invasões de 1809), vigiados pelos ponteiros invertidos. Avisto um mas não garanto que se trate do primeiro beijo e logo desprendo a minha atenção para a estender até às águas do rio Mur, também até à outra margem, lugares onde começo a identificar-me com a Graz futurista, com a sua arquitectura moderna, importante legado da obra produzida na caminhada da cidade para Capital Cultural da Europa, uma imagem de ontem que persiste hoje, cada vez mais dinâmica. Bem no meio do rio, como numa ilha flutuante, recorta-se uma estrutura imponente, em ferro e cristal, como uma concha aberta, neste caso para abrigar um café e um anfiteatro.

A ilha, vulgarmente apelidada de Ilha de Cristal, está ligada por duas pontes flexíveis que, tal como a concha, assentam num único pilar, uma construção tão sólida que aguenta qualquer subida das águas e bem menos polémica do que as formas do moderno edifício que acolhe o Kunsthaus, Museu de Arte Contemporânea, como um zepelim pendente de uma grua, com os seus mais de mil painéis de acrílico armado que ajudam a transformar o lugar num centro permanente de exposições culturais.

Descida até à Altstadt  

É tempo de descer e a Altstadt, como é designada pelos locais, esconde, no seu centro nevrálgico, igrejas, museus e casas históricas, um verdadeiro tesouro na Europa com reflexos na vida cultural da urbe, à qual mais de 50 mil estudantes emprestam ainda mais dinâmica. Bem no centro da parte antiga, resplandecendo à luz dos raios solares, projecta-se a imponente Hauptplatz, com a sua fonte dedicada ao arquiduque Johann (as quatro mulheres a seus pés representam os quatro rios da Estíria, o Mur, o Enns, o Drau e o Sann), o mecenas que fez florescer ainda mais, já no século XIX, a cidade. O cenário que rodeia a praça é arrebatador, magnetiza o turista, mas torna-se ainda mais sedutor se a visita coincidir com os dias de mercado, quando a Hauptplatz, datando de 1160, regressa aos dias de um passado cada vez mais distante.

Os olhos vagueiam para um lado e para o outro: ora perscrutam o estuco da Casa Luegg, sobressaindo no seu estilo barroco numa cidade dominada pelo gótico e pelo renascimento, ora se movem na direcção da Rathaus, na parte sul da praça, um exemplo de robustez de meados do século XVI que esconde, nas suas costas, outros dois símbolos de Graz, o arsenal e o parlamento. O primeiro, para os mais íntimos o Landeszeughaus e talvez a maior atracção em Graz, levanta-se numa estrutura que se mantém inalterada desde que foi erguida em 1643, com um interior ainda mais fascinante, dividido por quatro pisos que abrigam a colecção mais importante de armas do mundo. A maior parte pertence aos séculos XVI e XVII, incluindo as principais armas de defesa usadas pelos mercenários estírios na sua luta contra o avanço dos turcos, num total de mais de 30 mil objectos, entre os quais três mil armaduras, todas elas ricamente elaboradas, bem como milhares de espadas, armas de fogo, morteiros e canhões.

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