Fugas - Viagens

  • HARRY SCHIFFER
  • HARRY SCHIFFER
  • HARRY SCHIFFER
  • Museu Arnold Schwarzenegger
    Museu Arnold Schwarzenegger

Continuação: página 6 de 6

Áustria: Quando o Natal é rei na rainha dos corações

A VISITAR

Visitar Graz implica um encontro com Hundertwasser, conhecido como o Gaudí austríaco, com trabalhos famosos que se podem ver na Igreja de Santa Bárbara, em Bärnbach, ou em Blumau. Na primeira, sob um bolbo dourado, uma obra original, alegre e colorida, reluz um enorme relógio que ornamenta a igreja cercada por colunas e portais; já em Blumau, desfruta-se de outro exemplo da visão colorida e antirracionalista de Hundertwasser, um balneário que integra um hotel com 600 camas e um conjunto de piscinas em redor de águas termais que brotam a temperaturas na ordem dos 36 graus. A obra de Hundertwasser (chamava-se Stowasser e não Hundertwasser, Cem Águas, como assim desejou) não pode nem deve ser desprezada nas redondezas de Graz, deve-se respeitar e conhecer o mundo de alguém para quem a água era uma espécie de santuário onde se podia refugiar. É impressionante verificar como, pelo meio dos prados, ondulam os edifícios de diferentes tonalidades que se integram nas flutuações do terreno, ao mesmo tempo que vincam o contraste com a paisagem e com as suas cores, ora verdes, ora brancas, estas últimas produzidas no Inverno. Mais notável ainda é o efeito estético que se produz quando observadas as suas janelas, com as suas tonalidades, as suas matérias, os seus níveis diferentes, as suas formas, uma diversidade que, ao que tudo indica, nada mais promove do que uma analogia com o ser humano: ambos desfrutam de individualidade e de direitos próprios. 

Se, em 2015, no dia 15 de Agosto, visitar Graz, não deixe de deitar um olhar a um evento que é conhecido como a Longa Mesa de Graz, um jantar (105 euros por pessoa) que transforma o centro histórico da cidade num verdadeiro restaurante ao ar livre. A noite começa na atmosférica Landhaushof, com uma prova de vinhos e cervejas, e logo depois as 700 pessoas são encaminhadas para as bem decoradas mesas onde lhes será servido um jantar e alguns dos melhores vinhos do país, uma experiência única acompanhada por uma agradável música de fundo.

Se viajar em família, talvez as crianças sintam prazer em visitar o Frida & Fred, primeiro museu em Graz dedicado aos mais pequenos, e mais ainda em percorrer o caminho-de-ferro das grutas de Schlossberg, o mais longo do género na Europa e utilizado como refúgio dos bombardeamentos dos Aliados durante a II Guerra Mundial.

Pais e filhos também ficarão maravilhados com uma visita ao magnificente Castelo de Herberstein, a 45 minutos de Graz e com 700 anos de história, ou a Mariazell, para caminhadas, passeios de bicicleta, esqui ou simplesmente para deitar um olhar à basílica, um dos maiores ícones do país e mais importante centro de peregrinação.

  

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os cidadãos portugueses apenas necessitam de passaporte para visitar a Áustria. A moeda local é o euro. O posto de turismo (www.graztourismus.at) funciona na Herrengasse, 16, mas logo na estação ferroviária, caso viaje de comboio, ser-lhe-ão disponibilizadas informações, bem como a possibilidade de contactar, gratuitamente, a delegação principal, situada no coração de Graz, a poucos metros da Rathaus. 

--%>