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  • Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
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No local certo à hora errada

Para quem já não necessita da ajuda de um instrutor para se aguentar mais de cinco segundos em cima do par de esquis, as condições oferecidas em Val Thorens são perfeitas, mas como o après ski também é importante, fomos medir o pulso ao Club Med Val Thorens Sensations, que neste domingo abre oficialmente as portas ao público.

Deslizes próprios de um resort onde tudo cheira ainda a novo e onde grande parte das duas centenas de jovens funcionários parece sentir-se ainda como peixe fora de água à parte, o design moderno que encontramos logo à entrada, com assinatura da arquitecta francesa Sophie Jacqmin,que já tinha colaborado com o Club Med em outros projectos, é o primeiro indício do que os cerca de 600 jornalistas e convidados terão oportunidade de experimentar em primeira mão durante três dias. Sem fugir ao que é tradicional na empresa francesa, o ambiente no Club Med Val Thorens Sensations é jovial, com pormenores que procuram marcar a diferença, como uma parede de escalada logo dentro do edifício ou uma iluminação composta por 95% de lâmpadas LED, que para além de permitirem um baixo consumo de energia, brilham com diferentes cores (predominantemente vermelho, violeta e laranja) ao longo do dia, dando um ambiente camaleónico a muitos espaços do edifício.

Nos quartos, no entanto, dominam as cores pastel e é aqui que tropeçamos na primeira escolha de gosto duvidoso, lacunas pouco recomendáveis e um… “incómodo”. No total, o Val Thorens Sensations tem 384 quartos, incluindo seis suites, cinco suites júnior e 12 quartos de luxo, mas no Club, o alojamento mais acessível, apesar de o quarto ser espaçoso, o vidro em tons avermelhados que permite ver tudo o que se passa no interior da casa de banho (não há cortinas para impedir que isso aconteça) é uma escolha questionável e possivelmente problemática para simples amigos que pretendam dividir o quarto ou até para casais mais zelosos da intimidade individual. Escolhas de design à parte, o primeiro grande ponto a desfavor do resort é a ausência de room service, minibar ou chaleira no quarto, algo impossível de acontecer em qualquer hotel de quatro estrelas português. Igualmente desagradável foi o prometido (e necessário por motivos profissionais) wifi perder-se pelos corredores antes de entrar no quarto 939. Incómodo resolvido com uma deslocação até ao lobby do Val Thorens Sensations onde o sinal é forte, depois de na recepção nos dizerem que a única ajuda que nos podiam dar era “avisar o técnico” – 48 horas depois, o problema mantinha-se.

Fora do quarto 939, onde o sinal de wifi nunca nos deixou ficar mal — por vezes estamos no local certo à hora errada —, encontramos duas áreas de restauração. O Yurts, o restaurante principal no estilo buffet, oferece-nos comida em quantidades generosas e de qualidade aceitável, mas convém estar sempre de olho no relógio, já que a tolerância em relação aos horários foi sempre zero: à hora assinalada para encerrar o Yurts, fosse ela o pequeno-almoço ou o jantar, as portas do restaurante eram encerradas e grande parte da comida prontamente retirada. No andar de cima, a experiência é mais gourmet e o Epicurious, com lotação para 60 pessoas — é necessário fazer reserva — oferece um ambiente acolhedor, sem a habitual confusão de um buffet. Este espaço é completado com uma adega de vinhos e uma delicatessen.

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