Fugas - Viagens

  • Club Med
    Club Med DR
  • Club Med
    Club Med
  • Club Med
    Club Med DR
  • Club Med
    Club Med
  • Club Med
    Club Med
  • Val Thorens Resort
    Val Thorens Resort DR
  • Vista do novo Club Med, aqui envolto em paisagem mais branca
    Vista do novo Club Med, aqui envolto em paisagem mais branca DR
  • Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
    Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
  • Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
    Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
  • Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
    Val Thorens: venha a neve e aqui não faltarão boas esquiadelas
  • Val Thorens
    Val Thorens DR

No local certo à hora errada

Por David Andrade

Tivemos azar: três dias num resort nos Alpes e a neve só chegou quando já estávamos em Portugal. Não deu para esquiar, apenas medimos o pulso ao mais recente membro da família Club Med — um resort à medida de quem procura “um bom esqui e uma boa festa”.

Com a mala já recheada de vestuário para a neve e a menos de 24 horas de partir rumo a Val Thorens, uma das estâncias de esqui mais conceituada em todo o mundo, a notícia de um prestigiado site de desporto francês surgiu diante dos meus olhos como um pequeno murro no estômago: “Procura-se: flocos de neve nos Alpes”. E o problema parecia grave. Segundo os gauleses, os céus de Val d’Isère (no domínio L'Espace Killy), Courchevel e Val Thorens (estas duas em Les 3 Vallées) teimavam em não fazer cair neve e o Campeonato do Mundo de Esqui Alpino, marcado para 13 e 14 de Dezembro, estava mesmo em risco — até a criação de neve artificial estava comprometida pelas temperaturas elevadas. Considerando que estamos prestes a rumar a França para pôr à prova o novo resort Club Med Val Thorens Sensations, será este um mau prenúncio?

Percalços meteorológicos à parte, o que me esperava na região da Sabóia é o santo graal para quem trata por “tu” esquis ou pranchas de snowboard. Bem perto da fronteira com a Itália, a estância de Val Thorens é das mais recentes nos Alpes franceses — foi criada em 1971 —, mas o que nos coloca no sítio certo é a sua localização. Em pleno domínio de Les 3 Vallées, e bem próxima de outras estâncias como Méribel e Les Menuires, Val Thorens está elevada a 2300 metros, o que lhe dá o título de “a mais alta da Europa” e a garantia de que, na temporada de esqui — entre meados de Dezembro e o início de Maio — exista 99% de probabilidade de haver neve. E mesmo quando o boletim meteorológico nos prega alguma partida ou chegamos à hora errada, mais de 40% das pistas de Val Thorens estão cobertas por canhões de neve artificial, que nos garantem sempre uma visão onde o branco predomina e permitem que se calce os esquis, embora as pistas estejam com mais gelo do que neve, o que torna a prática deste desporto menos agradável.

Mas não é só por olhar a concorrência de cima que as coordenadas do Club Med Val Thorens Sensations são uma enorme mais-valia. Saindo do mais recente resort da companhia francesa, deparamo-nos de imediato com as ambicionadas pistas. E não são poucas. No total, com uma extensão calculada em cerca de 600 quilómetros, na região de Les 3 Vallées há mais de 300 pistas ligadas entre si por meios mecânicos ou por elas próprias, mas se pretender manter-se pelo perímetro de Val Thorens há oito dezenas com diferentes graus de dificuldade e paisagens para todos os gostos. Para os mais aventureiros, uma passagem pelo topo da montanha Cime de Caron é obrigatória. Do alto dos seus 3200 metros, para onde somos transportados pelo “Cable Car” que percorre 900 metros em meia dúzia de minutos, o cenário é considerado pelo guia verde da Michelin como a “vista mais bela dos Alpes” e, garantem os locais, dali é possível ver, num ângulo de 360º, mais de uma centena de picos alpinos espalhados por três países: França, Itália e Suíça.

Estes foram, certamente, alguns dos motivos que levaram Val Thorens a ser distinguido, pelo segundo ano consecutivo, como o “World’s Best Ski Resort”, prémio considerado como o óscar da indústria do turismo, galardão que é atribuído pelo World Travel Awards.

--%>