Como ir
O aeroporto de Bruxelas-Charleroi, a escassos 45 quilómetros, é o mais próximo de Mons, um trajecto que, de comboio, se cumpre em pouco mais de uma hora (20 euros) ou em metade do tempo se optar por alugar um carro ou preferir utilizar táxi (aproximadamente 100 euros). A Ryanair efectua a ligação entre o Porto e aquela cidade belga por uma tarifa a rondar os 50 euros (ida e volta) mas, desde Lisboa, os voos da companhia aérea irlandesa servem o aeroporto de Bruxelas Zaventem, a 80 quilómetros de Mons, também por cerca de 50 euros. Uma vez mais, o comboio é a forma mais fácil para chegar a uma das capitais europeias da cultura, um percurso de uma hora e vinte minutos e com um preço (por trajecto) de 17 euros. Outras companhias, como a Brussels Airlines e a TAP, também fazem a ligação entre Lisboa e Bruxelas mas, tendo como base de comparação a última semana de Janeiro, proporcionam tarifas menos em conta.
Onde comer
Um dos melhores restaurantes em Mons, situado mesmo na Grand-Place, é o La Petite Provence (www.petiteprovence.be), com cozinha francesa, decoração moderna e uma atmosfera acolhedora. Está aberto todos os dias, entre as 12 e as 14h30 e entre as 18h30 e as 23h (sextas e sábados encerra às 24h). Sendo um dos mais procurados em toda a cidade, especialmente ao jantar, o ideal é reservar com alguma antecedência, o que poderá fazer através do número 0811 080 940.
Há outros dois espaços que, com um pouco de tempo em Mons, não deverá perder: o primeiro é o iCook (www.restaurant-icook.be), na Avenue Reine Astrid, 31 (nova localização), um restaurante microscópico (fundamental efectuar reserva) com uma cozinha francesa de grande qualidade, e o L’Art des Mets (www.artdesmets.net), na Rue des Clercs, 9, com uma gastronomia contemporânea original e audaciosa e um ambiente simples e caloroso.
Onde dormir
Actualmente em obras para aumentar a capacidade de oferta, o Hotel Lido (www.lido.be), do grupo Best Western, é uma das melhores opções em Mons, beneficiando, ao mesmo tempo, da sua localização (não mais de dez minutos a pé da Grand-Place), na Rue des Arbalestriers, 112. Um quarto duplo custa, durante o fim-de-semana, 79 euros (99 incluindo pequeno-almoço) mas durante a semana o preço dispara para 114 euros (mais 20 em regime de pequeno-almoço). É importante ter em conta que se trata de um espaço 100% livre de tabaco — a multa para os prevaricadores é de 180 euros.
A cidade oferece outras alternativas, como o central Hotel Dream (www.dream-mons.be/fr), uma antiga capela situada na Rue de la Grande Triperie, 17, um quatro estrelas de categoria superior com tarifas, para um quarto duplo, de 70 euros, bem como o Infotel (www.hotelinfotel.be/en), a menos de cem metros do coração da cidade, na Rue d’ Havré, 32, onde um duplo, incluindo pequeno-almoço e parque privativo, custa aproximadamente 90 euros.
Para orçamentos mais reduzidos, nada melhor do que o Auberge de Jeunesse (www.lesaubergesdejeunesse.be), na Rompe du Château, 2, onde uma cama em dormitório custa entre 18 e 28 euros e um quarto individual entre 30 e 46 (há diferentes tarifas consoante a época do ano).