Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 5

Singapura: Dez retratos da vida de um gigante

Guia prático

Quando ir

O clima de Singapura, localizado a escassos 90 quilómetros da linha do Equador, é fortemente marcado pelo calor e pela humidade. Ao longo do ano, a temperatura nunca é inferior a 20 graus e poucos são os dias em que não supera os 30, com frequentes chuvas torrenciais logo substituídas, num curto espaço de tempo, por um sol inclemente. A época das chuvas decorre entre Novembro e Janeiro e o período mais seco vai de Maio a Julho.

Como ir

A melhor tarifa entre Lisboa e Singapura, tendo como referência a segunda quinzena de Maio, é oferecida pela Emirates. A companhia aérea liga as duas cidades, com uma curta escala (pouco mais de uma hora) no Dubai, por apenas 640 euros, um pouco menos (20 euros) do que cobra a Luftansa, mas com a desvantagem de obrigar a uma escala, em Frankfurt, mais demorada no voo de regresso.

Onde comer

A melhor e mais deliciosa experiência passa por uma visita a um centro de vendedores ambulantes (China Town Complex, Chomp Chomp, Lavender Food Center e Adam Road Food Centre, entre outros), onde a qualidade do que se come vale bem a pena o preço (muito em conta) que paga. Em Kampong Glam, é imperdível uma visita ao Zam Zam (699 North Bridge Road), uma verdadeira instituição aqui instalada desde 1908 e onde os martabaks (pão achatado com carneiro, frango ou legumes) são uma permanente tentação. Na China Town, os apreciadores da gastronomia de Sichuan não se sentirão defraudados com o banquete que lhes é oferecido no Chuan Jiang Hao Zi (12 Smith Street), especializado em comida a vapor.

Onde dormir

O Raffles Hotel, um grande palácio em estilo colonial, é a primeira alternativa para quem procura viver uma experiência única num espaço repleto de história — e talvez o preço pago por uma noite (entre 580 e 4650 euros) também fique para a história da viagem. Mas, a despeito de encontrar um quarto vago ser, por vezes, uma tarefa complicada, Singapura tem opções para todos os orçamentos e uma das mais credíveis, pela relação preço-qualidade (entre 90 e 120 euros), passa pelo Perak Hotel, situado no coração da Little India. Entre as opções mais em conta, o Fern Loft, em China Town e na Little India, oferece camas em dormitórios por apenas 12 euros ou um duplo por menos de 40 euros.

Informações

Para visitar Singapura é necessário apenas um passaporte com validade de seis meses. O visto, sem qualquer encargo, pode ser obtido no aeroporto, à chegada, ou em qualquer fronteira, garantindo uma permanência de 30 dias na ilha (em alguns casos, mas somente nas fronteiras terrestres, pode não exceder as duas semanas, uma situação facilmente contornável com uma breve visita à vizinha Malásia e o posterior regresso a Singapura).

Um dólar de Singapura equivale a aproximadamente 70 cêntimos e é preferível recorrer às casas de câmbio, que, ao contrário dos bancos, não cobram comissão.

A diferença horária entre Portugal e Singapura é de sete horas no Verão e de oito no Inverno.

--%>