Fugas - Viagens

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 3 de 5

Belize: La Isla Bonita

I fell in love with San Pedro
Warm wind carried on the sea, he called to me
Te dijo te amo
I prayed that the days would last
They went so fast

E nunca mais partiu. Ao contrário de uma lancha, repleta de humanos de ambos os sexos, preparada para a guerra submarina. Fatos negros, máscara de mergulho, nadadeiras, lastros, coletes, reguladores e octopus, cilindros de ar comprimido e lustrosas facas. Prontos para uma batalha que se antevia épica.

Calypso no Buraco Azul

A brisa tropical da ilha incendiava-me a pele, testemunhando “toda a natureza selvagem e livre”, como reza a letra. Que ilha bonita, esta, atingindo o seu zénite no manto líquido que nos afoga o olhar. Tubarões (do recife), tartarugas marinhas, raias e cardumes de peixes tropicais fazem as delícias na reserva marinha de Hol Chan Marine Reserve. Não é líquido que a deusa gringa da pop tenha pousado as vistas no Hoyo Azul ou Blue Hole, ainda que fique subentendido na cantilena.

Tropical the island breeze
All of nature wild and free
This is where I long to be
La isla bonita

Um caranguejo “azul da Pérsia” teimava, na areia fofa, em desviar-me o olhar enquanto lia o folheto sobre a grande atração da zona. Rezava o seguinte: “O grande círculo azul escuro no meio do mar turquesa das Caraíbas tem 300 metros de diâmetro e 125 de profundidade; [as fotografias aéreas do Blue Hole são, aliás, a imagem de marca do Turismo do Belize, utilizadas vezes sem conta para ilustrar as belezas naturais do país] e localiza-se no Atol de Recifes Lighthouse”. Não fui. Apenas os detentores do nível de mergulho mais avançado podem aventurar-se a partir dos 18 metros de profundidade, pelo que fiquei, literalmente, a ver navios. Ainda assim, persuadido pelo entusiasmo dos testemunhos embevecidos dos mergulhadores que atracavam ao cais numa cadência assimétrica.

No início dos anos 1970, o famoso oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau explorou as grutas e cavernas que constituem aquela maravilha marítima, valendo-se, na ocasião, de Calypso, amigo e inseparável navio. O investigador, fotógrafo, cineasta, amante do mar e mergulhador francês considerou o Blue Hole membro de pleno direito do seu top 10 dos melhores locais de mergulho do planeta. Os mergulhadores descem a 40 metros de profundidade em águas cristalinas, onde são brindados com paredes em relativa escuridão e não tanta vida marinha como em águas menos profundas das redondezas, mas, ainda assim, é um mergulho mítico.

- Para além da barreira de corais, o Belize possui três dos quatro atóis do oceano Atlântico: o restante é o atol das Rocas, no Brasil. O atol explorado pelo antigo capitão é o mais distante, mas, também, o mais fascinante dos três. É, igualmente, um refúgio importante para espécies ameaçadas, inclusive tartarugas marinhas, manatins (peixe-boi) ou o crocodilo-marinho-americano.

Andro parecia ter a lição bem estudada. A noite cobrira a Terra de sombras, mas o rosto de Nicolás — um argentino que se perdera de amores por uma paulista e que, agora, procurava harmonia em Cayo Ambergris — amarelava-se sob a luz do velho lampião. Vendia bugigangas no Central Park, diante da avenida Barreira de Coral, a poucos metros da igreja de São Pedro. Um bafo, mesmo àquela hora, como a sua exclamação, enquanto fitava um ajuntamento ocasional.

--%>