Fugas - Viagens

  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro

Continuação: página 5 de 5

Ceuta das estátuas, das fronteiras e dos sonhos

Onde dormir

A opção mais luxuosa (um quarto duplo desde 95 euros por noite) passa pelo Parador Hotel la Muralla, na Plaza Ntra. Sra. De África, 15, situado junto ao mar, a dois passos das antigas Muralhas Reais, com uma atmosfera andaluza e panorâmicas sobre o centro histórico. Menos luxuoso, mas localizado num espaço rodeado de vegetação, no sopé dos Montes de Garcia Aldave, uma das encostas de Ceuta, está o Complexo Rural Miguel de Luque, na Carretera del Pantano, com modernas e confortáveis cabanas de madeira, acrescidas de dois albergues e de um outro com quartos individuais — a tarifa por noite, ao fim-de-semana, é de pouco mais do que 40 euros por noite. Ceuta dispõe de um grande número de pensões — e hostales — a preços acessíveis mas é importante verificar o tipo de condições que lhe são proporcionadas — alguns têm quartos demasiados pequenos, outros um péssimo serviço de atendimento e outros ainda apresentam como desvantagem o ruído que se prolonga pela noite dentro.

A visitar

Além do já referido museu de arte sacra, na catedral, a cidade tem outros que justificam uma visita, como o Museu de Ceuta, abrigado num dos pavilhões do antigo revelim — construído em 1900 e reabilitado em 1989, ano em que foi declarado Bem de Interesse Cultural —, com uma exposição arqueológica permanente que abarca as Idades Antiga, Medieval e Moderna e outras duas salas que acolhem mostras temporárias. No Muelle de España pode também visitar a Fundação Museu do Mar, um testemunho da evolução registada pelo porto ceutense até aos nossos dias e, na Plaza de la Paz, os Banhos Árabes, alegadamente erguidos entre os séculos XII e XIII e formando uma série de divisões de planta rectangular com admiráveis tectos em abóbada e clarabóias.

Para quem busca um pouco de lazer, aconselha-se um dia no Parque Marítimo do Mediterrâneo, uma área com mais de 50.000 m2, com lagos azuis de água salgada inseridos num jardim botânico com espécies de todo o mundo, cascatas e saltos de água, solário e palmeiras — na verdade, a obra póstuma do artista César Manrique é uma das principais atracções de cidade.

Ceuta oferece também a possibilidade de desfrutar de algumas boas praias, entre elas a do El Chorrillo, a maior de todas, com bandeira azul, areia fina, águas mornas e dóceis, em contraste com outras, na parte norte da baía, na costa atlântica, com águas mais frias — como a de Benzú (bonito pôr do sol), a de San Amaro (pouco concorrida), a de Benítez (numa zona urbana) e a de Calamocarro (no sopé de um monte de pinheiros e com águas cristalinas).

--%>