Fugas - Viagens

  • A mestre destiladora Lesley
Grace, com a sua longa trança
prateada, é quem nos guia pelo
“Palácio do Gin”
    A mestre destiladora Lesley Grace, com a sua longa trança prateada, é quem nos guia pelo “Palácio do Gin”

Continuação: página 3 de 3

Na Escócia, o nosso guia chama-se gin

Até lá, o gin anda por aí, em bares de todo o mundo, o jardim botânico de Edimburgo está aberto e é possível passear pelos terrenos de Craigengillan, organizar lá uma festa ou alugar um dos dois chalés restaurados da propriedade. Ah!, e o curling, não se esqueça do curling. Arranje um grupo de amigos, leve roupa quente e sapatos rasos e atreva-se a experimentar. É só fazer deslizar a pedra e, depois, basicamente, varrer. Não se deixe intimidar pelas velhinhas.

Guia prático

Onde dormir

G&V Royal Mile Hotel
Hotel de cinco estrelas, com um toque muito contemporâneo, bem no centro de Edimburgo. Os preços começam nas 175 libras por noite (cerca de 250 euros).
1 George IV Bridge – Edimburgo
Tel.: +44 131 2206666
www.quorvuscollection.com/gandv-hotel-edinburgh

Trump Turnberry Resort
O milionário e candidato a candidato republicano norte-americano Donald Trump comprou a propriedade de Turnberry, com o seu campo de golfe, hotel, chalés e spa, e quer que o mundo saiba que vai “gastar milhões” para que o complexo fique ainda mais luxuoso, como se lê nos livros espalhados pelos quartos dos chalés. Mas a verdade é que parece difícil que a qualidade ainda possa melhorar. Pelo menos nos chalés, já que o hotel, alvo de uma intensa renovação, está fechado até ao final de Maio do próximo ano. O “renascimento” está marcado para 1 de Junho de 2016. Preço sob consulta.

Maidens Road – Turnberry
Tel.: + 44 1655 334 007
www.turnberry.co.uk

 

Onde comer

Timberyard
No centro de Edimburgo, um antigo armazém de madeira foi transformado num restaurante que é uma verdadeira ode às papilas gustativas de quem por lá passa. Produtos frescos, uma mistura de texturas a cada novo prato que chega e uma cozinha de porta aberta, onde se vai vendo a delicadeza e eficiência com que tudo é preparado são razões mais do que suficientes para experimentar este restaurante aberto em 2012, que não se tem cansado de arrebatar prémios. Dito isto, a experiência não sairá barata. Ao almoço, duas entradas, um prato e sobremesa podem ficar por 29 libras (41 euros), mas o preço sobe ainda mais ao jantar, com um menu de degustação de oito pratos a ascender às 70 libras (quase 100 euros). A carta de vinhos é extensíssima (de Portugal só há vinho do Porto) e o preço das bebidas deve ser acrescentado ao valor já referido. Aberto de terça-feira a sábado.

10 Lady Lawson St, Edimburgo
Tel.: +44 131 221 1222
www.timberyard.co

Ox and Finch
Contemporâneo, relaxado e com petiscos para partilhar. É assim que o Ox and Finch se define e a descrição assenta-lhe como uma luva. Aberto diariamente do meio-dia à meia-noite, oferece uma selecção de snacks, pratos vegetarianos, de carne ou mariscos. Experimentámos vários e gostámos de todos. Mas as batatas doces fritas são mesmo deliciosas e viciantes. Os preços começam nas 2,75 libras (3,90 euros), por um aperitivo e podem ir até às 9,5 libras (13,5 euros) para alguns pratos de carne e marisco.

20 Sauchiehall St., Glasgow
Tel.: +44 141 339 8627

 

Onde beber

Não faltam bares onde experimentar um gin ou outra bebida qualquer, mas gostamos muito do Panda& Sons, em Edimburgo. No exterior, o sinal indica que o espaço é uma barbearia e para chegar ao bar propriamente dito há que descer umas escadas e atravessar uma porta disfarçada de estante coberta de livros. Lá dentro, está toda a animação, num ambiente descontraído e requintado, com um ar de clandestinidade. Peça um cocktail de gin e saboreie as pipocas que lhe hão-de deixar na mesa, a acompanhá-lo. Procure-o no número 79, da Queen Street, em Edimburgo

--%>