Fugas - Viagens

  • Reuters
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro

Continuação: página 6 de 7

A admirável Rugova das neves

GUIA PRÁTICO

Como ir
Não existem ligações aéreas directas entre Lisboa e Pristina. Duas das melhores opções (menos de 300 euros para um bilhete de ida e volta) passam por viajar com a Swiss ou com a Austrian e, desde Genebra ou Viena, até à capital do Kosovo. Com tempo — e um pouco de paciência — pode tentar encontrar um voo barato até àquela cidade suíça e, desde aí, voar com a easyJet. Há outras alternativas, como Tirana e Belgrado, com a possibilidade de utilizar transporte terrestre para chegar a Pristina, a Peja ou Prizren.

Quando ir
O clima do Kosovo é predominantemente continental, com verões quentes e invernos rigorosos. As temperaturas médias variam entre os 30 graus no Verão e os 10 graus negativos no Inverno, se bem que, devido às desigualdades em termos de elevação em algumas partes do país, são normais as diferenças, tanto em relação às temperaturas como à precipitação. Por norma, Dezembro e Janeiro apresentam-se como os meses mais frios, a chuva cai com maior insistência entre Outubro e Dezembro e a neve entre finais de Outubro e Março, mesmo nas zonas mais planas do país — nas zonas montanhosas os verões são curtos e com temperaturas amenas, enquanto no Inverno se caracterizam por dias frios e com quedas frequentes de neve.

Onde comer

Em Peja, junto às margens do rio, logo depois da praça principal, não faltam bons restaurantes onde pode degustar algumas das delícias locais, bem como a boa cozinha italiana por via da presença dos Carabinieri e das forças do KFOR — mesmo no centro, na Rr. Enver Hadri, 27, experimente o Al Forno, seguramente a melhor pizzaria da cidade, mas se quer desfrutar também do ambiente, aliado a uma gastronomia de qualidade, passe pelo Art Design, na mesma rua, logo atrás do posto da polícia. 

Em Rugova, mais propriamente em Malaj, não se deixe impressionar pela capacidade (700 lugares) do Rugova Camp, quase mil metros acima do nível das águas do mar, com panorâmicas soberbas sobre os desfiladeiro e o rio; detenha-se na qualidade do peixe (especialmente a truta) e em muitos outros pratos tradicionais, gozando da possibilidade de também poder ficar alojado numa das suas 15 villas com 12 metros quadrados e nas quais se sentirá grato por beneficiar de uma paisagem que perdurará por muito tempo na memória.

Em Prizren (os melhores grelhados do país), o Besimi Beska, na Shaderiladeirtos e Vanit, 56, com comida sempre fresca e tradicional, a preços razoáveis e mais de 50 anos de tradição na arte de bem servir, é o lugar a frequentar — e frequentado mais por locais do que por turistas mas, independentemente da afluência, com um serviço eficiente e sempre amável. 

Onde Dormir

O hotel Dukagjini, na Sheshi i Deshmoreve, 2, é uma das melhores opções em Peja, beneficiando de uma recente renovação (os quartos são pequenos mas modernos e elegantes), de um preço acessível (50 euros para um duplo) e de excelente localização (no centro da cidade e com vista para o rio).

Nas montanhas, há alternativas para todos os orçamentos mas o Rugova Relax, um complexo de villas em Bogë, é um dos lugares a considerar, com uma atmosfera familiar e uma localização que privilegia o contacto com a natureza e a beleza desta zona remota do Kosovo.

--%>