Fugas - Viagens

  • A viagem criada por The Basement Geographer, do Porto à antiga Saigão
    A viagem criada por The Basement Geographer, do Porto à antiga Saigão DR/The Basement Geographer
  • Porto
    Porto Adriano Miranda
  • A norte
    A norte Adriano Miranda
  • Vila Nova
    Vila Nova Enric Vives-Rubio
  • A passar o Tejo
    A passar o Tejo Enric Vives-Rubio
  • Gare do Oriente
    Gare do Oriente Enric Vives-Rubio
  • Na ponte 25 de Abril
    Na ponte 25 de Abril Enric Vives-Rubio
  • Em Santa Apolónia, Lisboa
    Em Santa Apolónia, Lisboa Fábio Teixeira
  • No Lusitânia Expresso
    No Lusitânia Expresso Fábio Teixeira
  • Até ao fim da linha
    Até ao fim da linha Enric Vives-Rubio

Continuação: página 2 de 2

Sim, a mais longa viagem em comboio do mundo começa em Portugal

O blogger do The Basement Geographer fez as contas ao custo da viagem com base nos sites dos caminhos-de-ferro dos vários países e chegou à conclusão que não ultrapassaria os dois mil dólares (1700 euros). A Fugas acrescenta-lhe mais 45 euros horas se a viagem tiver início no Algarve, portanto uns 1745 euros.

Eis, pois, uma aventura sobre carris que não é excessivamente cara. Por curiosidade, os países atravessados serão doze: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Vietname. 

Mas, de facto, qual o trajecto de comboio mais longo? Aqui aparecem-nos outras respostas. Uma delas é o percurso que liga Madrid a Yiwu, uma cidade industrial no Leste da China. São 12.998 quilómetros percorridos em 21 dias (por mar seria seis semanas). Mas... trata-se de um comboio de mercadorias. Os vagões porta-contentores são os mesmos e têm eixos variáveis que se adaptam aos diversos tipos de bitola (distância entre carris) dos países por onde circulam. Já as locomotivas que rebocam este comboio são diferentes de país para país.

E em Portugal?

A viagem mais longa e sem transbordos que se pode fazer a partir de uma estação portuguesa demora 13 horas e 3 minutos. Trata-se do Sud Expresso, que liga Santa Apolónia a Hendaya, num percurso de 1075 quilómetros que atravessa Portugal e Espanha durante uma noite e uma manhã. Segue-se o Lusitânia Expresso, o comboio nocturno que liga Lisboa a Madrid e que demora 10 horas e 15 minutos.  

Mas no território nacional a viagem sobre carris mais longa, sem interrupções, é a Porto-Faro, na qual o Alfa Pendular percorre 668 quilómetros em 5 horas e 36 minutos. Se se considerar uma viagem com transbordos, os entusiastas do caminho-de-ferro podem fazer a versão caseira do passeio viajando de Valença do Minho a Vila Real de Santo António. A coisa faz-se em 11 horas e 40 minutos e basta apanhar quatro comboios: um regional de Valença para Nine, o Alfa Pendular daí para Lisboa Oriente, seguindo-se o Intercidades para Faro. Por fim, um regional para Vila Real de Santo António. Sai-se do rio Minho às 11h17 e chega-se à foz do Guadiana às 22h57. Por 53,55 euros. 

Há ainda um outro percurso longo para quem quiser iniciar a viagem no Portugal profundo, na ponta mais distante da linha do Douro – o Pocinho. Daqui a Vila Real de Santo António demora-se 11 horas e 38 minutos e – pasme-se! – o trajecto faz-se apenas com três comboios: Pocinho – Porto, Porto – Faro e Faro – Vila Real. Por 57,90 euros. 

Guardamos para o fim a mais extrema das viagens de comboio em Portugal. É também entre o Pocinho e o Algarve, mas demora 17 horas e meia e é feita, grande parte, durante a noite. Preparado? 

Saída do Pocinho às 19h08 e chegada à Régua às 20h32. Partida às 20h50 para chegar a Caíde às 22h14. Depois um suburbano para o Porto onde se chega às 23h15. Quatro minutos depois da meia-noite, novamente outro suburbano, agora para Aveiro que deposita o passageiro na estação às 1h13. Aí há que esperar cinco horas pelo Alfa das 6h21 que vai directamente para Faro, onde se apanha o regional que chega a Vila Real às 12h38

--%>