Fugas - Viagens

  • ©BRECON BEACONS NPA
  • ©BRECON BEACONS NPA
  • ©BRECON BEACONS NPA
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro

Continuação: página 5 de 6

Verde mais verde não há

Quando ir

Em teoria, o melhor período para visitar o Brecon Beacons National Park é entre Abril e meados de Outubro. Julho é, por norma, o mês mais seco e com melhores temperaturas (a média ronda os 21 graus), Dezembro o que recebe maior precipitação e Janeiro e Fevereiro os mais frios, com os termómetros registando não raras vezes valores negativos. A região beneficia de um clima temperado, um pouco como sucede em todo o país, mas as chuvas são frequentes, mesmo nos meses de Verão. É importante não esquecer que se trata de uma zona montanhosa, onde as condições climatéricas podem variar drasticamente, pelo que se aconselha que leve roupas que lhe permitam enfrentar todos os humores do clima e programar da melhor forma as suas actividades.

Onde comer

Em Hay-on-Wye, é uma tentação a tríade local, orgânico e sustentável (pratos entre os 15 e os 25 euros) proporcionada pelo Three Tuns (encerra às segundas e às terças), na Broad Street, num edifício do século XVI renovado e ampliado após um incêndio que o destruiu parcialmente. Em Brecon, o Bridge Cafe, na Bridge Street, com três quartos para alugar no primeiro andar, produz comida saborosa e a preços razoáveis e em Felinfach não deixe de provar a gastronomia do Felin Fach Griffin e de olhar a extensa lista de vinhos.

Onde dormir

São múltiplas as opções de alojamento na área ocupada pelo Brecon Beacons National Park. Em Abergavenny, por exemplo, pode instalar-se comodamente no Kings Arms Hotel, na 29 Nevill Street, com preços que variam entre as 65 libras (para um single) e as 125 (quarto para quatro), bem como duplos por 85 e triplos por 100 libras — o hotel dispõe também de restaurante e de outras facilidades. Para uma experiência inolvidável, nada melhor do que rumar a Brecon, até ao The Castle of Brecon Hotel, na Castle Square, tendo como vizinhos bonitos jardins, as ruínas do castelo normando do século XI de Brecon, a cascata do rio Honddu e, recortando os céus, as montanhas de Brecon Beacons (sem ignorar os produtos sempre frescos utilizados pelo chef Derrick John Parsons no restaurante adjacente que é um misto da cozinha moderna e tradicional). Os preços no Brecon Castle Hotel vão de 87 libras (standard) a 157 (adequado para famílias), com a possibilidade de alugar também uma cottage (127 libras) ou habitações com vista para Brecon Beacons (com tarifas de 107 e 137 libras, standard ou superior, respectivamente). Se preferir instalar-se em Hay-on-Wye, um dos melhores lugares, situado nos arredores da vila, numa atmosfera serena e com vista para o rio Wye, é o Start (www.the-start.net), na Bridge Street, ocupando uma casa do século XVIII totalmente renovada e com quartos duplos por cerca de 90 euros, incluindo pequeno-almoço. Para os adeptos de campismo, também não faltam alternativas, como o Pyscodlyn Caravan & Camping Park, a escassos três quilómetros de Abergavenny, ou o Cantref Bunkhouse Acommodation & Camping, a curta distância de Brecon, ou o sereno e silencioso Priory Mill Farm Camping, a não mais do que dez minutos a pé da mesma vila, na Hay Road, com tarifas diárias de oito libras para um adulto e cinco para crianças até aos 11 anos (os cães também pagam, duas libras por noite).

--%>