Fugas - Viagens

  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro

Continuação: página 5 de 6

Para lá das suaves colinas

Quando ir

Ocupando uma área no sudoeste e na região central de Inglaterra, as Cotswolds gozam de um clima marítimo temperado — as temperaturas não são elevadas no Verão e, por norma, não descem muito no Inverno. Popular durante a época alta, tanto entre ingleses como entre estrangeiros, proporciona cenários encantadores na Primavera e no Outono, com as cores características das duas estações e sem as multidões que a visitam no Verão. Não raras vezes, os meses de Setembro e Outubro oferecem dias de sol e os termómetros aproximam-se dos 20 graus — mas nunca se sabe, em Inglaterra e um pouco por todo o Reino Unido, podem conhecer-se as quatro estações em menos de 24 horas.

Onde comer

Simples e, ao mesmo tempo, sofisticado, o The Old Butchers, no 7 Park Street, em Stow-on-the-Wold, é, com as suas doses generosas e uma gastronomia que utiliza de preferência produtos locais, um dos melhores restaurantes na região de Cotswolds. Aberto todos os dias, para almoço e jantar, funciona, desde 2005, num antigo talho, servindo pratos da moderna cozinha britânica com um toque da Europa continental, bem como uma generosa lista de vinhos (quando o visitámos tinha um tinto do Dão). Também com um exterior que prima pela simplicidade, o Le Champignon Sauvage, na 24-28, Suffolk Road, a curta distância de Cheltenham, esconde dentro das suas paredes  aquele que é considerado um dos melhores espaços gastronómicos do país. Com duas estrelas Michelin, o restaurante, liderado pelo conceituado chef David Everitt-Matthias e a sua mulher, Helen, reflecte o talento e a experiência daquele, com um cardápio que inclui borrego, coelho e truta e tão concorrido que lhe permite abrir apenas de terça a sábado e durante uma hora para almoço e jantar (se bem que os clientes podem permanecer depois de feito o pedido).    

Onde dormir

Se preferir alojar-se num hotel, desfrutando de todas as comodidades, uma das melhores opções passa pelo Queens Hotel Cheltenham – McGalery by Sofitel, um hotel-boutique de quatro estrelas situado num elegante edifício no cimo da Promenade, com 84 quartos e preços que variam entre os 170 e os 350 euros (este último para uma suíte de luxo). Um pouco por todo o lado, não terá dificuldade (no Verão é conveniente reservar com grande antecedência) em encontrar casas que acolhem o visitante de acordo com o conceito B&B mas se lhe agradar a quietude de Chipping Campden não se arrependerá se passar uma ou duas noites no confortável e familiar The Chance, na 1 Aston Road, que dispõe de apenas dois quartos e com uma tarifa diária (terá de reservar pelo menos duas noites) de 100 libras (não aceita pagamentos com cartão, nem animais e encerra nos meses de Dezembro e Janeiro). Em todo o caso, pode também consultar alguns sites (www.campdencottages.co.uk, www.cotswoldretreats.co.uk e www.manorcottages.co.uk), se optar por alugar a sua própria cottage na região. Para orçamentos mais reduzidos, em Cirencester dispõe de um hostel (cama em dormitório custa 22 libras e um quarto duplo 35) num admirável espaço conhecido como New Brewery Arts (onde se produz e vende o trabalho de artistas independentes), no Brewery Court, na Cricklade Street. Os adeptos do campismo e do caravanismo dispõem igualmente de diferentes opções, entre elas o Briarfields Motel & Touring Campsite, na Gloucester Road, em Cheltenham. 

--%>