“A Casa da Cultura é um reflexo da diversidade cultural e associativa da cidade”, diz Pedro Pina, vereador da Educação, Cultura, Desporto e Inserção Social, que acredita que a maior parte dos cidadãos sentir-se-á representada neste lugar, onde há também um bar/café, espaços para reuniões e salas e estúdios de gravação e ensaio. E convida os visitantes a conhecê-la: “Isto é Setúbal. Podem, por exemplo, ter a fortuna de ver uma das fantásticas exposições que temos tido aqui.” O vereador destaca a inauguração da Festa da Ilustração, que se faz à meia-noite no início do mês de Junho (na I edição com André Carrilho e na II edição com Nuno Saraiva), “um evento diferenciador que traz gente à cidade, envolve milhares de alunos das escolas do concelho e leva à criação de novos públicos”.
E continua a dar argumentos para que visitem a casa, como poder assistir a um concerto no Pátio Dimas, homenagem a um homem, músico, que esteve muito ligado ao Círculo Cultural. Mais: “Vale a pena vir porque está no centro histórico da cidade, porque é um equipamento premiado em termos de arquitectura, porque é um espaço que traduz o passado, o presente e o futuro daquilo que é a cultura da cidade.” E ainda: “Para quem não tem a obra completa, haverá a oportunidade de obter mais um CD do Zeca Afonso. Que vale sempre a pena.”
O Festival Internacional de Música de Setúbal (Maio), o Festival de Teatro (Agosto) e muitas actividades ligadas à música e ao desporto (Setúbal é Cidade Europeia do Desporto 2016) têm apoio e eco neste “ponto de encontro”.
Durante este ano já visitaram a casa 46.813 pessoas e foram registados 8371 espectadores nas várias actividades realizadas, mostrando até esta data um aumento da dinâmica relativamente ao total do ano passado (63.180 visitantes e 8294 espectadores).
Além da programação, foi objectivo da edilidade que houvesse “a presença efectiva do movimento associativo de Setúbal”, daí este espaço acolher “instituições que representam as diferentes linguagens da cidade”: Capricho Setubalense (escola de música), Centro de Documentação de Música Popular (Associação José Afonso), Associação de Artistas Plásticos de Setúbal (Artiset), um Centro de Documentação, com a presença do Centro de Estudos Bocageanos, e que coabitam com o Gabinete da Juventude.
A inauguração aconteceu, também simbolicamente, a 5 de Outubro de 2012. Para o início de 2017, o vereador anuncia novidades: “Vão ainda dar mais substrato à Casa da Cultura.”
Casa da Cultura
Rua Detrás da Guarda, 26 a 34
Tel.: 265236168 | 915721909
Email: casacultura@mun-setubal.pt
www.casadacultura-setubal.pt
Horário: de terça a quinta-feira das 10h às 24h, sexta-feira e sábado das 10h à 01h e domingo das 10h às 20h
Casa da Avenida
Muito mais que uma galeria
“É uma casa para todos, como já alguém disse”, responde Maria João Frade quando lhe perguntamos o que é a Casa da Avenida. E prossegue: “É uma casa privadíssima onde se deseja fazer muita coisa ligada à cultura, às artes em geral, aberta à comunidade, tentando dar oportunidades a menos conhecidos e a mais jovens para mostrarem o que andam a fazer, alternando com gente mais reconhecida, com mérito já consagrado, para usar o espaço a seu gosto.”