Fugas - Viagens

  • Casa da Cultura
    Casa da Cultura CMS/SMCI
  • Casa da Baía
    Casa da Baía CMS/SMCI
  • Casa da Avenida, exposição “This is not a chair”
    Casa da Avenida, exposição “This is not a chair” DR
  • Moscatel de Setúbal Experience
    Moscatel de Setúbal Experience DR

Setúbal: Três casas, dois largos e um quiosque

Por Rita Pimenta

Lugares a visitar e frequentar numa cidade que não perdeu a escala humana.

Leia mais sobre Setúbal: Muito mais do que choco frito

Casa da Baía, Casa da Cultura e Casa da Avenida: as três casas que mudaram o panorama cultural de Setúbal. Largo da Fonte Nova e Largo da Ribeira Velha: os dois largos que animam a vida urbana. Moscatel de Setúbal Experience: o quiosque que soube apostar no vinho generoso da região. Lugares a visitar e frequentar numa cidade que não perdeu a escala humana.

Casa da Baía
Tradição e inovação

Uma possível porta de entrada em Setúbal. Quem chega pode informar-se aqui sobre alojamento, passeios no rio Sado (para observação de golfinhos ou de aves), património e programação cultural. Participar em workshops de gastronomia ou assistir a concertos são outras possibilidades.

Neste sábado à noite, a Ala dos Namorados vai actuar no pátio da que já foi uma casa de acolhimento de mulheres desfavorecidas e também um palácio. José Fernando Gonçalves, responsável pelo turismo de Setúbal, descreve a Casa da Baía como “a sala de visitas da cidade”, já que é “o posto de turismo principal”, entre os cinco de que a câmara dispõe (na Praça do Bocage; junto aos catamarãs que fazem a ligação a Tróia; no moinho de maré da Mourisca e em Azeitão). Chama-lhe ainda “a montra do que Setúbal tem de melhor”.

Um restaurante, um auditório, salas de reuniões, de exposições e o pátio onde decorrem os concertos das Noites da Baía são algumas das valências da “casa azul”. Aqui também se podem provar e comprar os vinhos dos 42 produtores da península de Setúbal. “Temos uma loja gourmet com produtos regionais que as pessoas pensam que já não existem: desde a casca de laranja, ao barquinho, ao doce de laranja. E, claro, o queijo de Azeitão, o mel da Arrábida, os moscatéis. Está tudo aqui”, enumera aquele responsável da câmara.

Informa ainda que Setúbal quer conquistar público entre os espanhóis e franceses, “para que não se limitem a Lisboa, Porto e Algarve”. Para isso, marca presença em várias feiras internacionais de promoção turística.

José Fernando Gonçalves está satisfeito porque se apercebe (e contabiliza) de que os turistas regressam à Casa da Baía várias vezes durante a sua estadia na cidade: “E antes de se irem embora, ainda vêm comprar umas garrafinhas de vinho para levar”, conclui bem-disposto.

Casa da Baía
Av. Luísa Todi, 468
Tel.: 265545010 | 915174442
Email: gatur@mun-setubal.pt
www.mun-setubal.pt/pt/pagina/casa-da-baia/170
Horário: de segunda a quarta-feira das 09h às 22h, quinta a sábado das 09h às 00h e domingo das 09h às 22h

 

Casa da Cultura
O espelho cultural da cidade

Exposições, lançamentos de livros, espectáculos, tertúlias, ateliers de artes plásticas para todas as idades e visitas ao Centro de Documentação e Divulgação da Música Popular e de Intervenção são algumas das ofertas de um espaço simbólico e a transbordar de histórias e personagens que fizeram de Setúbal uma cidade resistente e interveniente. Na recuperação do edifício, que fica perto da Praça do Bocage, e que durante muitos anos acolheu o Círculo Cultural de Setúbal, até material bélico foi encontrado.

--%>