Fugas - Viagens

  • O Parlamento é uma das atracções que vale a pena visitar em Berna (na foto, o mercado das cebolas, que acontece em Novembro)
    O Parlamento é uma das atracções que vale a pena visitar em Berna (na foto, o mercado das cebolas, que acontece em Novembro) Pascal Lauener/Reuters
  • Praça do Palácio Federal Suíço
    Praça do Palácio Federal Suíço Michael Buholzer/Reuters
  • Vista sobre a cidade velha
    Vista sobre a cidade velha Stefan Wermuth/Reuters
  • Centro Paul Klee
    Centro Paul Klee Jean Pierre Clatot/AFP
  • Casa Albert Einstein
    Casa Albert Einstein Pascal Lauener/Reuters
  • Os famosos Toblerone são fabricados na zona de Berna
    Os famosos Toblerone são fabricados na zona de Berna Ruben Sprich/Reuters

Continuação: página 4 de 5

O génio discreto de Berna

O Bären Park ocupa uma área de 5000 m² junto ao Aare. Uma passadeira atravessa o parque a meio até junto do rio, proporcionando aos visitantes uma fantástica visão sobre a vida animal. Programe bem a sua viagem. Se for no Inverno, os animais estão a hibernar, se for na Primavera encontra-os cerca de 25 quilos mais magros. É o chamado sono de beleza.

Já que aqui está, suba a colina até chegar ao Jardim das Rosas (Rosengarten), de onde terá uma vasta e bonita vista da cidade. Se não subiu à torre da catedral tem aqui o seu momento de redenção. Uma curiosidade deste espaço de entrada grátis é que já foi um cemitério no século XVIII e seguinte.

Como tudo o que faz parte da natureza, este sítio proporciona ambientes sempre diferentes consoante a altura do ano. Na estação das flores é um espectáculo por si só passear por entre rosas de mais de duzentas espécies. Uma óptima escolha para descansar da caminhada, no colo dos bancos de jardim ou dos assentos do restaurante que aí se encontra.

O artista da cidade

Nova Iorque, Bilbau, Veneza e Abu Dhabi têm o Guggenheim. Berna tem o Centro Paul-Klee, dedicado à vida e obra deste artista nascido na Suíça (1879-1940). Desde 2005 que o centro, que na verdade está na periferia de Berna, conserva o maior acervo deste prolífico artista que se estima ter criado cerca de quatro mil obras entre pinturas, desenhos e aguarelas. Não as espere ver todas numa só visita porque aqui o critério é o da rotatividade. De movimento fala também o tema central da exposição permanente que revela o fascínio do artista por transpor para os diversos suportes em que trabalhou a “acção”.

A construção ondulante em aço e vidro salta à vista. O edifício de arquitectura arrojada tem o traço do italiano Renzo Piano. Além de exposições de arte, o espaço funciona ainda como plataforma para outras actividades relacionadas com a música, teatro, dança e literatura. Possui ainda um museu infantil Creaviva, um lugar de estímulo da criatividade entre os mais novos. O lema é “aprenda fazendo e experimentando”.

Entre arte, arquitectura, ciência e paisagem, Berna, a discreta, serve-nos um roteiro completo, de onde voltamos com a sensação de nos ter saído melhor do que a encomenda.
 

GUIA PRÁTICO

Como ir

Não existem voos directos de Lisboa para Berna, por isso, se preferir viajar de avião tanto poderá escolher o aeroporto de Basileia (1h20 de carro, 55 minutos de comboio) como o de Zurique (1h40 de carro, 55 minutos de comboio). A easyJet tem voos directos para Basileia e a TAP e a Suiss para Zurique.

Desde a primeira noite em Berna receberá um ticket válido durante toda a estadia que lhe permite viajar gratuitamente nos transportes públicos do centro da cidade, bem como desde o aeroporto. A confirmação da reserva do hotel pode ser usada como o comprovativo para o transfer do aeroporto até ao hotel.

Onde dormir

Hotel Schweizerhof Bern & THE SPA
Bahnhofplatz, 11
http://en.schweizerhof-bern.ch/homepage/

Hotel Belle Epoque
Gerechtigkeitsgasse, 18
http://www.belle-epoque.ch/hotel-bern/en/

--%>