Caso viaje de carro, tenha em conta que Hallstatt debate-se com um problema sério — o estacionamento (os poucos lugares disponíveis são exclusivos dos residentes). Durante o dia, está mesmo proibida a circulação rodoviária no centro e a regra também se aplica a todos aqueles que dispõem de alojamento. No entanto, há três parques localizados a curta distância: um (P1), exclusivamente para clientes dos hotéis (com uma tarifa que inclui transfer e varia consoante o número de dias de estada), outro (P2), destinado a quem limita a sua visita a um dia e, finalmente, um (P3) para autocarros e caravanas.
Quando ir
O charme é constante: no Inverno, com as montanhas nevadas, na Primavera, quando as flores se debruçam sobre as varandas, no Verão, quando as temperaturas são mais amenas, no Outono, quando a paisagem se veste das cores que nos remetem para estação. Hallstatt é, ao longo do ano, um postal — mas os meses que vão de Junho a Setembro são, na maior parte dos anos, os melhores para visitar esta aldeia da Alta Áustria.
Onde dormir
Se visitar Hallstatt no Verão, chegando sem ter efectuado uma reserva num hotel, especialmente ao final da tarde, pode ter problemas para encontar alojamento disponível. Nesse caso, o melhor é dirigir-se ao posto do turismo, onde tudo farão para o ajudar a encontar um quarto, em Hallstatt ou em Lahn (a parte mais sudoeste da aldeia). De resto, com tempo, há diferentes opções, umas mais em conta, como o Campingplatz Klausner-Höll (www.camping.hallstaat.net), na Lahnstrasse, 7, a sul do centro de Hallstaat, como a Gasthaus Mühle, na Kirchenweg, 36, um hostel onde também funciona um restaurante (ambos fechados durante o mês de Novembro) e, finalmente, para um pouco mais de luxo, mais caro, obviamente, o Seehotel Grüner Bauam, na Marktplatz, 104, um hotel de três estrelas mas com um serviço que nos faz pensar em algo mais, graças a uma decoração que impressiona, a suítes com vista sobre o lago ou a um pequeno-almoço que torna a sua experiência em Hallstatt mais romântica.
Onde comer
Como se depreende do que atrás foi escrito, há um restaurante (que não desilude), no Gasthaus Zur Mühle, aberto para almoços e jantares (excepto às terças-feiras), com saladas, pizzas e refeições baratas; caso não lhe agrade, o melhor é não perder tempo e apressar o passo na direcção do Seehotel Grüner Baum, que acolhe o Restaurant zum Salzbaron, na Marktplatz, 104, com peixe fresco e outras delícias, bem como uma panorâmica inesquecível sobre o lago (dispõe de outro espaço com vista para a praça, de uma esplanada sobre o lago e de um lounge onde pode sempre tomar um aperitivo).
Informações
Os cidadãos portugueses apenas necessitam de um documento de identificação (passaporte, bilhete de identidade ou cartão de cidadão) para visitar o país.
A moeda é o euro.
A língua oficial é o alemão mas em lugares turísticos, como Hallstatt, não terá problemas em encontrar quem domine o inglês.
O posto de turismo (www.hallstatt.at) está situado na Seestrasse, 169, à esquerda no momento em que sai do ferry, contendo informações interessantes sobre Hallstatt, bem como brochuras que se revelarão importantes para quem é adepto das caminhadas. De forma a economizar algum dinheiro, nada melhor do que adquirir o Salzkammergut Adventure Card, um cartão que é válido entre 1 de Maio e 31 de Outubro e que lhe oferece a possibilidade de beneficiar de descontos até 30% em parques temáticos, piscinas públicas, barcos, museus, teleféricos, bem como escolas alpinas, excursões de aventura e lojas comerciais na região de Hallstatt Dachstein Salzkammergut (inclui Bad Goisern, Gosau e Obnertraun). O cartão, gratuito para quem permanece três ou mais noites (benefício que se estende às crianças até aos 15 anos, desde que acompanhadas por um adulto portador do Salzkammergut Adventure Card) e com um custo de 4,90 euros para estadas com uma duração inferior, pode ser obtido nos postos de turismo ou mesmo nos hotéis.