Até pelas suas características, de alojamento que permite ao hóspede preparar a sua própria comida, as Casas de Juromenha só servem refeições por encomenda, mas, pelo que nos foi dado a provar, vale a pena experimentar pelo menos uma vez.
Passamos parte do serão a encher a lareira de lenha e a ouvir a chuva que cai, impiedosa, lá fora. Abrimos a porta de casa num destes momentos de dilúvio e deixamo-nos estar no alpendre apenas a ver chover. As águas do Guadiana estão a meia dúzia de metros, mas hoje não as conseguimos ver.
Aldeia ribeirinha
Deixamos essa tarefa para a manhã seguinte. Choveu a bom chover durante a noite, mas o sábado será de tréguas. Abrimos a janela e, agora sim, temos a noção de onde estamos. As Casas de Juromenha têm mesmo Alqueva aos pés e Espanha ao virar da esquina. Não há sol mas ainda assim a vontade que temos é de saltar cama fora rapidamente e em força. Só agora percebemos - a parte boa de chegar de noite a um lugar desconhecido é que de manhã as surpresas abundam - que a casa tem um terraço com espreguiçadeiras e chuveiro que há-de ser top no Verão.
Descemos ao andar de baixo e já temos um cesto de piquenique - adoramos o paninho com motivo lenços dos namorados - com tudo o que precisamos para o pequeno-almoço. Tomamo-lo sem pressas, a espreitar, de novo, o Alqueva pela janela. Já é meio da manhã, há uns raios tímidos de sol lá fora e esta é a nossa deixa para sairmos de casa.
Encontramos Miguel Pereira Coutinho, o proprietário das Casas de Juromenha, no alpendre da casa principal. À boleia de um café, Miguel conta-nos como nasceu este projecto que visa recriar o ambiente de uma aldeia ribeirinha. "A minha família tinha uma herdade no Alandroal e ficaram-me na memória os piqueniques que fazíamos por estes lados", recorda. Em 2005, surgiu a oportunidade de comprar o que era apenas "um casão agrícola". "Respeitou-se a implantação existente, fez-se depois uma ampliação" e o resultado está à vista: cinco casinhas, com capacidade para quatro adultos cada uma, mais uma casa principal onde há mais um quarto duplo, que abriram ao turismo há mais ou menos um ano. Para o futuro, Miguel Pereira Coutinho antecipa a construção de um restaurante e de um centro de apoio às actividades náuticas.
Para além da arquitectura tipicamente alentejana, é justamente na proximidade à água que reside grande parte do potencial das Casas de Juromenha. Graças a uma parceria com a empresa Wadnature, estão disponíveis passeios de barco, caiaques e windsurf, explica-nos agora Nuno Medeiros, quando também nós já deslizamos nas águas de Alqueva. Temos à direita a fortaleza de Juromenha, o altaneiro monumento da freguesia, e nas encostas pachorrentos rebanhos. O resto é o imenso espelho de água a perder de vista e o silêncio - que permanece praticamente inalterado quando voltamos a pôr os pés em terra.
Sentamo-nos de novo no alpendre de olhos agora pousados na piscina e a suspirar pelo Verão. À falta dele, agarramo-nos à ideia de que ainda temos mais um dia em Juromenha +351.
- Nome
- Casas de Juromenha
- Local
- Alandroal, Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), Ribeira de Mures
- Telefone
- 268969242
- Website
- http://www.casasdejuromenha.com