Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Dormir com Alqueva aos pés

Por Sandra Silva Costa ,

É o lugar ideal para carregar baterias. Com as águas de Alqueva aos pés, as Casas de Juromenha têm tudo o que é preciso para uma estadia retemperadora. Lareira para o Inverno, terraço para o Verão - e uma vista imperdível o ano inteiro. Quer mais boas notícias? O telemóvel funciona a meio gás.

Não deixa de ser estranho ter de marcar +351 para ligar para casa - quando, na verdade, estamos em casa. Isto é Portugal, é verdade, mas há apenas um lago a separar-nos de Espanha. E, caprichos das antenas de telemóvel, entramos em roaming praticamente quando entramos em Juromenha.

Ainda não tínhamos percebido esta coisa do roaming, mas já tínhamos percebido que entráramos num mundo bem diferente daquele de onde viemos quando cruzámos a fronteira de Juromenha. É sexta--feira, fim de tarde, e não se vê vivalma nas ruas desta freguesia do Alandroal. Ainda não sabemos que os Censos de 2011 lhe contaram 107 habitantes, mas agora quase apostamos que conseguimos contá-los pelos dedos. Vamos em busca de um café para cigarros de última hora mas isso, para já, parece coisa de outra vida. "Há ali a associação recreativa, tentem lá", sugerem as duas únicas mulheres que encontramos a percorrer as ruas desertas da freguesia. Tentámos e tivemos sorte - mas se não tivéssemos tido haveria sempre a mercearia, que por acaso ainda tem a porta aberta.

Não é que sejamos as pessoas mais urbanas deste mundo, nem de perto nem de longe, mas era mesmo disto que estávamos a precisar: de um fim-de-semana a carregar baterias longe do barulho dos carros e do telemóvel a tocar por tudo e por nada. Estamos em roaming e essa é uma boa notícia.

Entramos de novo no carro e descemos as escassas centenas de metros que nos faltam até chegarmos à nossa morada deste fim-de-semana ainda chuvoso. Debaixo destas luzes, as Casas de Juromenha parecem coloridas casinhas de bonecas, o que é um bom prenúncio. Dizem que aqui há um dos melhores céus para observar as estrelas - estamos em Juromenha, o Guadiana aos pés, em território da Reserva Dark Sky do Alqueva - mas esta noite as nuvens fazem as vezes de cortinas pesadas. Brilha é a lareira na sala da nossa casa, a 4, aonde Vera e Nuno nos acompanham agora.

Abre-se a porta e é isto: um sofá e um cadeirão, uma mesa de centro feita a partir de paletes, mesa de jantar e quatro cadeiras, uma secretária recuperada e pintada de branco, uma prateleira com títulos de Miguel Sousa Tavares, António Barreto, Manuel Jorge Marmelo. Uma porta de madeira fechada esconde a cozinha equipada com o básico: fogão, frigorífico, microondas, torradeira, chaleira. Uma escada de madeira leva ao andar de cima, onde há dois quartos - um deles, de dimensões bem generosas, com uma cama de criança. O que está preparado para nós é ligeiramente mais pequeno, mas de manhã esta janela enorme há-de trazer-nos o Guadiana casa adentro e esse é um luxo que não tem preço. Ainda temos, porém, uma noite pela frente.

Instalamo-nos na sala a ouvir falar da troika mas nem as más notícias nos beliscam o apetite. O festim começa dentro de minutos. Vera bate à porta e com ela parece trazer comida para um regimento. Há perdizes de escabeche com torradas de pão alentejano, empadinhas de javali e pato, queijo de ovelha e enchidos regionais, bacalhau com coentros e salada para acompanhar. Bebe-se um tinto Aldeias de Juromenha - em Roma sê romano - e ainda se arranjará um espacinho para uma sericaia que ficará na memória.

Nome
Casas de Juromenha
Local
Alandroal, Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), Ribeira de Mures
Telefone
268969242
Website
http://www.casasdejuromenha.com
--%>