Podem os principais atractivos de uma cidade caber em pouco mais de 400 metros quadrados? À primeira vista, não. Mesmo que a cidade em causa não seja uma grande capital, a ideia parece difícil de concretizar. Mas há uma nova unidade de alojamento em Aveiro que está pronta para demonstrar que sim, é possível juntar museus, gastronomia, salinas e património arquitectónico num só espaço, dentro das mesmas paredes. Chama-se Histórias por Metro Quadrado, está situada na Travessa do Rossio — bem próximo da zona da Praça do Peixe — e tem muito para lhe dar a conhecer e a experimentar.
Neste alojamento local que acaba de abrir portas — sim, tivemos o privilégio de, praticamente, estrear as suas camas — a proposta passa por fazer uma viagem ao longo da cidade dos canais enquanto descansa no quarto. O roteiro começa a ser anunciado nas paredes dos corredores que dão acesso às habitações: de cima a baixo, foi estampado um mapa com várias ruas do centro da cidade. Depois, é só escolher — ou ter a sorte do seu lado no momento em que faz a reserva dos quartos — qual o seu “ponto de paragem”. Museu de Santa Joana, Costa Nova, Estação de Caminhos-de-Ferro, Ovos-Moles, Marinha Grã-Caravela, Marinha Peijota, Fábrica Jerónimo Campos e Casa Major Pessoa são os locais passíveis de visitar no Histórias por Metro Quadrado. Ou seja, cada um deles dá nome — e serviu de inspiração — a um quarto (são oito no total, quatro duplos e quatro twins).
Nesta unidade de alojamento, edificada num local que, noutros tempos, acolheu o armazém dos serviços alfandegários — a história do imóvel não foi esquecida e acabou por servir de inspiração para o restaurante que funciona no rés-do-chão (ver texto nestas páginas) — a decoração aparece como uma das principais apostas. Começando desde logo pelo gosto que a proprietária do espaço, Maria João Lincho, tem em “pesquisar e encontrar peças de design, elementos decorativos diferentes”. A esta curiosidade nata da agora empresária hoteleira — que anteriormente trabalhava na área dos recursos humanos e psicologia do trabalho —, juntou-se, depois, a ideia de colocar alunos de design de interiores a idealizar peças de mobiliário para o espaço. O desafio foi lançado aos estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e resultou na concretização de algumas das ideias e projectos apresentados pelos alunos.
E como se isto não bastasse, Maria João Lincho acabou por ir ainda mais longe nessa ideia de ter peças únicas e exclusivas. Juntou-se a uma estilista especializada em malhas (Cláudia Garrido) e criou uma linha de almofadas decorativas e bed runners própria, com cores e desenhos diferentes, inspirados em cada um dos quartos. O resultado? Os azulejos, os ovos-moles, o rosto da Santa Joana e outros elementos identitários de Aveiro passaram, também, a estar estampados nos têxteis que decoram cada uma das habitações.
Gulosos, nos confessamos
Nesta viagem proposta pelas Histórias por Metro Quadrado, o principal ponto de paragem da Fugas foram os Ovos-Moles, ou melhor dizendo, o quarto que recebe o nome do doce conventual aveirense. E também a cor! O amarelo vivo do creme de ovos foi fielmente replicado no chão da casa de banho e também numa das paredes do quarto. As formas das barricas também não foram esquecidas e estão presentes no design do armário.
- Nome
- Histórias por Metro Quadrado
- Local
- Aveiro, Aveiro, Travessa do Rossio, 1
- Telefone
- 234 420 289
- Website
- www.historiasm2.com/