Tlim. Tlim. Tlim. Fazemos soar cada aresta dos ferrinhos pendurados num canto do hall de entrada, num misto de ritual de auto-boas-vindas e anúncio de chegada. Sai tímido o som naquele sino com sotaque popular português e tamanho de gigante. Não há entradas triunfantes possíveis num espaço que a manhã anormalmente quente para meados de Primavera esvaziou de outros hóspedes; nem nos parece justo perturbar o sossego que se cristaliza na sala larga, colado aos balcões da recepção, ao bar lounge, aos livros da biblioteca.
Cada Anantara tem o seu “arrival experience” e dar música ao triângulo de metal foi a escolha para o primeiro hotel da marca na Europa. A ideia é transmitir a cultura local com um pormenor que “também desperte curiosidade nos hóspedes”, conta Marta Pinto, directora do departamento de alojamentos do resort. O primeiro plano era ter elementos de um rancho algarvio a receber quem chegasse, mas a imprevisibilidade dos horários de check-in dos novos hóspedes tornava-o logisticamente complicado. Os ferrinhos, presentes na generalidade do folclore português, foram o compromisso ideal. “Além de fazerem parte da cultura popular e regional, são semelhantes aos instrumentos utilizados noutras culturas para chamar e reunir as pessoas”, indica a responsável.
Conversamos com Marta Pinto durante um almoço no Ria, o novo restaurante da unidade hoteleira, reinaugurada a 1 de Abril já sob insígnia Anantara. Quem conhecia o Tivoli Victoria vai reencontrar no Anantanta Vilamoura Algarve Resort o mesmo edifício desenhado em 2009 pelo atelier Promontório, as mesmas peças de arte – como a icónica árvore feita de árvores de Gabriela Albergaria e os néons de João Louro – ou os vinis geométricos de Ricardo Valentim nos corredores dos quartos. O passado não só não foi extinto das paredes do complexo turístico como é homenageado no nome de um dos três restaurantes, Victoria, onde se servem os pequenos-almoços e buffets temáticos ao jantar.
No ano passado, no rescaldo da falência do Banco Espírito Santo, a gigante hoteleira Minor Hotels adquiriu o grupo português Tivoli Hotels & Resorts. O anúncio da renovação da unidade algarvia e a transferência para uma das marcas de luxo hoteleiro da cadeia tailandesa surgiu em Novembro. A decoração está diferente em alguns espaços, foram criadas novas suítes familiares, vários serviços exclusivos e especializados e um restaurante dedicado ao peixe e ao marisco. A celebração da região algarvia e da cultura portuguesa passou a ser uma realidade quase omnipresente, brindando muitos momentos da estadia.
Música portuguesa, sabores algarvios
Do tilintar inicial dos ferrinhos, o check-in continuará numa sala resguardada, povoada de sofás e de puffs confortáveis, depois de uma toalha refrescante nos aliviar o calor húmido das mãos. A informação habitual vai sendo debitada num tablet, entre amêndoas, figos secos e golos de sumo de alfarroba. A ria Formosa fica a uns 20 quilómetros de distância, mas é nela que mergulhamos pouco depois no novo restaurante em frente à piscina principal, onde se servem apenas almoços. O azul-turquesa e a decoração a lembrar um bar de praia deixa-nos de pés na areia. Nas paredes, fotografias de barcos e de pescadores anunciam parte do menu. Salada de polvo, carapaus alimados, cenouras cozidas em molho algarvio, marisco, peixe fresco grelhado no momento.
- Nome
- Anantara Vilamoura Algarve Resort
- Local
- Loulé, Quarteira, Avenida dos Descobrimentos
- Telefone
- 289 317 000
- Website
- http://vilamoura.anantara.pt/
- Observações
- O empreendimento turístico integra 280 quartos (incluindo 17 suítes); um spa com salas de tratamento (uma dela com jacuzzi privado na varanda), piscina interior e ginásio; três restaurantes e três bares; duas piscinas exteriores (uma exclusiva a adultos); campo de ténis; áreas para os mais novos (Adventures Kids Club, The Hub e duas salas de multiusos); salas de reuniões e uma área para golfistas.