Fugas - restaurantes e bares

Continuação: página 2 de 2

Cozinha do Minho no Bairro Alto

Nas recomendações do dia encontramos, entre outros, "bacalhau forrado em migas de broa" (9,95 euros), desfiado grosseiramente ele de qualidade, azeitadas elas, muito beirão; umas lulas recheadas com puré de batata (8,95 euros), com este, com o seu toque q.b. de noz moscada a superar em sabor as lulas, que acusavam algum tempo de frigorífico, mas excelentes os filetes de polvo com arroz de amêijoas (11,95 euros), com o octópode muito saboroso e tenro, bem encasacado num pome fino e muito bem frito e o arroz no ponto, pena que não fosse carolino. A mesma observação crítica vale para o arroz de cabidela de galo à minhota (7,95 euros), confeccionado com ave não totalmente aviárica, cozinhado no ponto, bem temperado e não demasiado malandro. Já os rojões com arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima (9,95 euros), quase completos (faltava-lhes a tripa enfarinhada e o sangue cozido, tinham a mais uma morcela beirã, aliás muito boa, mas que não faz parte), muito bem temperados e frigidos, tinham como companhia um arroz demasiado caldoso, embora rico de carnes desfiadas e de bom tempero. Uma salada fresca de bacalhau com grão revelou-se muito boa e o pernil de porco assado à transmontana, bem acompanhado por couve branca cozida, apresentou-se com sal em excesso.

A ementa, adivinha-se, não se fica por aqui. Há, conforme os dias e entre outros, arroz de pato desfiado (não o desfiem, que fica muito seco, contrariem os clientes apressados...), o borrego no tacho com batatas assadas, o coelho [manso] frito em vinho verde tinto (8,95 euros), bem bom, ovas de pescada fritas com açorda, pargo assado no forno e choquinhos fritos à algarvia. Também há coisas menos interessantes, como "strogonof de vitela com cogumelos" ou um prato vegetariano, mas estão claramente em minoria, e assim é que está bem, que ele há gostos para tudo. Há vinhos a copo.

O serviço de mesa é gentil e atento. Que bom que foi este regresso ao Alfaia, mesmo que a Isabel seja uma saudade. Aos almoços o ambiente é tranquilo; ao jantar é prudente reservar mesa.

Nome
Alfaia
Local
Lisboa, Encarnação, Travessa da Queimada, 22
Telefone
213461232
Horarios
Segunda a Sábado das 12:00 às 02:00
Domingo das 18:30 às 02:00
Website
http://www.restaurantealfaia.com
Preço
20€
Cozinha
Portuguesa
Espaço para fumadores
Sim
--%>