Fugas - restaurantes e bares

Este não é um Rádio pirata

Por Andreia Marques Pereira ,

Há vinis nas paredes, rádios antigos em prateleiras e sempre muita gente a dançar. O Rádio Bar virou costas ao rio e ancorou na Baixa do Porto com emissões altamente dançáveis. Por enquanto funciona a duas velocidades, em breve acelerará e o comprimento de onda vai crescer.

Chamar-lhe-íamos super-bar indie, se ele não quisesse fugir do rótulo indie. E chamar-lhe-íamos isso porque, no fundo, é o produto de uma união informal entre dois bares-mecas-da-música-alternativa do Porto: o Rádio Bar (que também chegou a ser Rádio Sushi Bar), que emitiu durante quatro anos ali em Miragaia (que é como quem diz, a mirar o Douro) uma playlist imprevisível, num comprimento de onda entre o rock, pop, electrónica, mas sempre "do outro lado", fora do mainstream - até que fechou em 2009; e o Mercedes (como é mais conhecido, mas de nome oficial O Meu Mercedes é Maior que o Teu), quase mítico, que está há mais de 15 anos a conduzir-nos pelos meandros da música "menos comercial", num dos cantinhos da Ribeira quase encostada à Ponte Luís I.

Agora, o know-how dos dois bares uniu-se nesse tal bar, a que chamaríamos super-bar indie, se as coisas fossem absolutamente lineares. Mas não são, avisam os proprietários - e aqui veja-se a divisão: Pedro e Ricardo Salazar, os irmãos por detrás do Rádio (Sushi) Bar, e Abel Montenegro, António Matias e José Bastos, ligados ao Mercedes. E já podemos esquecer as linhagens, porque estamos no novo Rádio Bar, que voltou ao ar e passou a transmitir da Praça Filipa de Lencastre, bem na Baixa portuense. E até podíamos esquecer o indie e alternativo ("porque já não é o estilo de música que define um bar", dizem-nos), se não descobríssemos (e ainda bem) na agenda do bar noites como "Some Cool Rock Indie Pop Music By Master Supreme Abel Montenegro" ou "Sonic Nights Out!!! Rock n Indie".

Já voltaremos à música, por enquanto vamos à mudança de cenário. Primeiro, foi o Rádio Bar original que "encolheu" (o primeiro piso foi fechado), depois encerrou. Em Junho de 2009. "Porque estava fora do roteiro", justifica Pedro Salazar, "agora está tudo no centro do Porto". Os clientes também se mudaram para aqui, logo, lá foi o Rádio atrás de um novo posto emissor. E, bem no centro do furacão noctívago, encontraram-no - o edifício ideal: espaço (amplo) perfeito, acrescido de carga simbólica.

O público que dança quase até ao nascer do dia pode não o saber, mas Camilo Castelo Branco foi aqui julgado. Quando "aqui" era o Tribunal Criminal do Porto. Foi também o Clube Primavera, frequentado pelo jovem Manoel de Oliveira que lá voltou para filmar Porto da Minha Infância. Mais recentemente, foi encruzilhada de e para o Minho, num movimento contínuo de camionetas. Desde há dez anos, nada, além de abandono. "Achámos por bem não deixar cair o edifício e dá-lo a conhecer à cidade", explica Ricardo Salazar.

Estamos no rés-do-chão, bar e clube, apinhado de gente que dança MGMT e Smiths, Jefferson Airplanes e Waterboys e não imaginamos o que há por cima de nós. Esta parte - a única já em funcionamento, além da esplanada-jardim que abriu na noite de São João (e ainda estão lá os "destroços" da festa em forma de bandeirinhas e balões coloridos) - era a que não merecia "salvamento". "Em baixo, não havia nada para aproveitar. Só um arco de pedras, que ficou à vista", sublinha Abel Montenegro. "Era, basicamente, uma garagem de camionetas", resume. Assim, foi mais fácil intervir: entramos para a zona de bar, que exibe uma das imagens de marca do antigo Rádio, os vinis. Aqui, cobrem uma parede, os discos negros com as suas "bolachas" coloridas - também uma forma de recriar um pouco "as escamas" que rematam (e ornamentam) alguns dos edifícios da cidade, aponta Abel Montenegro. "A ideia também era puxar para o urbano, trazer um pouco da cidade para ali", continua - daí uma parede forrada com uma espécie de telha, cinza, inteira.

Nome
Rádio Bar
Local
Porto, Miragaia, Prç. Filipa de Lencastre, 178
Telefone
0
Horarios
Terça-feira e Quarta-feira das 14:00 às 20:00 e das 22:00 às 02:00
Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira das 14:00 às 20:00 e das 22:00 às 06:00
Website
http://www.radio167.blogspot.com
--%>