Como primeiro momento (6 euros) propunha-se lascas do lagar de bacalhau sobre cama de legumes salteados de crocante de pão com chouriço; pato com pinhões e uvas passas em massa tenra, sorvete de tangerina e redução de vinho do Porto; ou taco de porco preto com aveludado de castanhas e redução de vinagre balsâmico.
Um segundo momento (12 euros) convocava uma salada de frango panado em amêndoa, meloa da Póvoa, folhas da horta e pétalas de queijo de cabra; duo selvagem de robalo e boletos em arroz malandro (mínimo duas pessoas); pasta de vitela ao perfume de alecrim com batata a murro, creme de grelos e pimentos marinados; ou bochecha de porco em rojão minhoto e favas à batatada com beloura de Ponte de Lima.
O terceiro momento (4 euros) avançava com pêra rocha do Oeste em redução de vinho do Porto com tarte de queijo; língua da sogra com mousse de chocolate negro e espuma de morango; sorvete de maracujá e espumante em copo de gelo; ou fruta laminada.
A lista oferece ainda a opção por um menu de degustação (20 euros) ou um menu empresarial (10 euros), ideal para uma refeição mais rápida e ligeira entre as obrigações profissionais.
Além da qualidade da confecção e cuidado na selecção dos produtos, destaque para as lascas de bacalhau sobre cama de legumes e crocante de pão com chouriço, que convocam o melhor dos sabores tradicionais e dão mostras de poder convencer mesmo os mais avessos à inovação culinária. Também o duo de robalo e boletos com arroz malandro deu mostras daquilo que pode a cozinha do Ferrugem, ficando mesmo a vontade de uma experiência a solo, tal a volúpia desencadeada pelo macio aveludado do tortulho e do arroz que o complementava.
Quanto às sobremesas, diga-se que a pêra rocha do Oeste em redução de Porto com tarte de queijo é já uma espécie de ícone da casa e com prémios conquistados e que o sorvete de maracujá com espumante e gelo é bem o exemplo das saudáveis ousadias que caracterizam o Ferrugem.
Nos vinhos, louve-se a teimosia de reforçar a ligação aos produtos locais, fazendo o casamento com vinhos da região, mas a lista, sem ser exaustiva, abrange um leque de razoáveis propostas de todo o país. Treze brancos, vinte tintos, dois rosados e seis espumantes, com algumas opções de serviço a copo.
Dalila e Renato Cunha são os responsáveis pelo projecto, tendo abdicado de afazeres académicos e empresariais noutras áreas para se dedicarem à paixão pela alquimia da cozinha. Uma saudável ousadia que só pode merecer aplauso e incentivo.
- Nome
- Ferrugem
- Local
- Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Famalicão, Rua das Pedrinhas, 32
- Telefone
- 252911700
- Horarios
- Terça a Domingo das 12:00 às 14:30 e das 20:00 às 22:30
- Website
- http://www.ferrugem.pt
- Preço
- 35€
- Cozinha
- Portuguesa
- Espaço para fumadores
- Não