O mesmo cuidado é aplicado na carta, que integra uma vasta selecção de bebidas e petiscos, além de umas duas dezenas de cocktails, incluindo três originais e entre eles o chamativo cocktail-homenagem a Obama. E eis como nos transpomos dos sinais do ilustre marquês e dos seus alicerces setecentistas para a contemporaneidade; um adeus ao poderoso Sebastião de Mello do século XVIII e um olá à homenagem líquida ao mais poderoso dos dirigentes mundiais do século XXI. E a que sabe Obama? A bourbon e Southern Confort imersos em Coca-Cola (estava-se mesmo a ver...). Tal como os restantes, a qualidade dos cocktails estará garantida pelo barman Marco Vieira, com muita experiência de bares, particularmente na hotelaria de topo, que assina a carta de bebidas e promete esmero na arte da confecção e serviço.
Da paixão e vivacidade com que Manuel e Vanda falam depreende-se que buscam erigir um bar que se afirme com uma certa elegância de outros velhos tempos mas sem nostalgias bacocas e sem recusa de traços da modernidade. Ou como os próprios apresentam o bar, na "busca pela perfeita fusão" entre o "clássico e tradicional" e a "difusa matiz de sinais do nosso tempo". Bom exemplo dessa busca de fusão será a existência de alguns ecrãs LCD bem disfarçados em molduras clássicas, quase se confundindo com quadros: "Há sempre um cliente ou outro que, em noites mais calmas ou porque está sozinho, quer ver algo específico, mas por regra estão desligados".
As paredes do bar, aliás, servem sobretudo para expor obras de arte - actualmente há uma exposição duradoura de pintura assinada por Raquel Martins e onde Lisboa é o mote; a pintura, aliás, estará sempre presente, até porque Manuel também pinta (embora de forma amadora e que nem se vê a expor). E é da comunhão de artes de Manuel e Vanda que se fará a personalidade desta Matiz que, dentro do seu estilo, é um clássico em potência. Agora, é tudo uma questão de tempo e matizes.
Sua Excelência, o Obama de Pombal
Os cocktails Obama têm-se espalhado pelo mundo desde o processo eleitoral que conduziu o homenageado à Presidência dos EUA. Agora, por Lisboa, pode provar-se esta versão lusa à Matiz - a receita astuta tem por base bourbon, Southern Confort, Sweet & Sour e Coca-Cola. As outras duas estrelas originais da secção cocktails são o Matiz (café com brandy num copo revestido a chocolate líquido) e o Pombalino (uma caipirosca, de vodka e lima, mas estruturada em frutos silvestres para dar sabor e matiz rosáceos). Além deste trio, há cerca de duas dezenas de clássicos por onde escolher.
- Nome
- Matiz Pombalina
- Local
- Lisboa, Lisboa, R. das Trinas, 25
- Telefone
- 214043703
- Horarios
- Terça a Sábado das 18:00 às 02:00
- Website
- http://www.matiz-pombalina.pt