Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR

Cafetaria Mensagem Oyster & Sushi Bar - Altis Belém

Por David Lopes Ramos ,

A cafetaria Mensagem, com o seu bar de ostras e de sushi, é, segundo o nosso crítico, um lugar recomendável para refeições de perfil diverso. Está-se muito bem neste espaço restaurativo do luxuoso Altis Belém Hotel & Spa, mas tudo ainda ficará mais luminoso se a cozinha der mais atenção aos sabores da sua oferta culinária.

Bela construção, excelente localização, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, junto ao Tejo e à Doca do Bom Sucesso, em Lisboa, a deste luxuoso Altis Belém Hotel & Spa. Luxuoso mas não ofensivo nem intimidante. O conforto é discreto, o bom gosto é afectuoso, a volumetria respeita o lugar. Lisboa merece equipamentos desta qualidade. Esperemos que os estime e seja capaz de lhes dar uso adequado.

O hotel tem, entre outros, dois espaços de restauração: o Feitoria, apresentado como "restaurante de cozinha de autor" que "oferece o melhor da cozinha portuguesa e das cozinhas dos Descobrimentos"; e a Cafetaria Mensagem. O primeiro fica para próxima oportunidade. O que hoje nos interessa é a Cafetaria Mensagem.

Todo o sector tem como responsável máximo o conhecido chefe Cordeiro, José Fernando de Rêgo Cordeiro, cujo nome ganhou notoriedade, em 2005, com a atribuição de uma estrela Michelin ao restaurante da Casa da Calçada, em Amarante, onde então era o chefe de cozinha executivo. Apegado à cozinha tradicional portuguesa, que mostra conhecer bem e tem a ousadia de modernizar, o chefe Cordeiro aceita contributos forâneos, inspirado pelo espírito que animou os antigos navegadores pátrios.

A cafetaria, que abre portas às 7h00 para servir pequenos-almoços, mantém-se em funcionamento até às 23h00, propondo uma gama variada de refeições. Desde as de formato mais convencional, a outras mais ligeiras, sem esquecer um bar de ostras e de "sushi", sashimi" e "tempura", comidas que nos chegam do Japão. O menu é variado e alargado, com sugestões diárias, pratos fixos de peixe e de carne (seis de cada), uma "dedicatória ao nosso carolino", com quatro pratos de arroz, sobremesas doces (seis), mais sorvetes e gelados. A carta de vinhos está muito bem, com a sua oferta de vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes e champanhes a copo, mais uma boa selecção de vinhos portugueses, Porto e outros generosos incluídos, além de uma oferta significativa de vinhos estrangeiros. O serviço revelou-se esforçado e simpático.

O menu turístico - entrada, prato principal, sobremesa, bebida ou copo de vinho - custa 45 euros. A sala interior da cafetaria Mensagem, com ar condicionado, é modelar. A esplanada, com os seus grandes guarda-sóis, permite-nos, nestes dias quentes, desfrutar a brisa que sopra do Tejo.

Relatório de provas a seguir. Comecemos pelo que nos chega do Japão. Experimentaram-se o "sushi pensado" (10 euros) e um "sushi sashimi", 18 peças (25 euros), ambos correctos. Ainda como entrada provaram-se os ovos mexidos com farinheira (7,50 euros), capazmente confeccionados mas um tanto sensaborões por falta de genica do enchido; o gaspacho triturado com camarão grelhado sobre tomate (8,50 euros) é uma boa ideia, mas a falta de sal na gamba e uns "croutons" dispensáveis tiraram-lhe brilho; já o creme de alho francês com "croutons" de pão (4 euros) foi uma grande desilusão: deslavado, com falta de azeite e sal, quase não sabia ao legume e foi servido sem os "croutons".

Num dos almoços, aliciados pela excelente iniciativa que é a "dedicatória ao nosso carolino", experimentaram-se o arroz de lingueirão (22,50 euros) e o de costelinha (18 euros). Lingueirões sem areia e de qualidade, em bom ponto de cozedura, costelinha de porco marinada em vinha d''alhos de vinho tinto muito apaladada, mas o conjunto tinha dois problemas: arroz excessivamente cozido, com os bagos abertos, e demasiado caldoso. Eram quase uma sopa. O ponto de cozedura e a "malandrice" dos arrozes, pela amostra, têm que ser disciplinadas e apuradas. Muito bem o serviço em tachinhos de ferro fundido. O melhor das duas refeições foi o cherne com xarém de amêijoas e verdes ao vapor (21,50 euros), embora o peixe, pelo sabor com notas de lodo, não me parecesse da nossa costa; mas o xarém, a saber ao caldo das amêijoas, sendo estas das melhores, estava uma delícia.

Nome
Cafetaria Mensagem Oyster & Sushi Bar
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Doca do Bom Sucesso (Altis Belém Hotel & Spa)
Telefone
210400208
Horarios
Todos os dias das 07:00 às 23:00
Website
http://www.altisbelemhotel.com
Preço
30€
Cozinha
Autor
Espaço para fumadores
Não
--%>