Sem dia fixo para abrir, funciona apenas no Verão. Dependendo do tempo, começa a ser frequentado a partir de Maio/Junho até Setembro/Outubro. Todos os anos, Joy Jung muda a decoração do espaço, que, neste Verão, é de uma brancura que condiz com o mar ao fundo. Panos e almofadas brancos, o chão de madeira branco, garfos e colheres pendurados, conchas a baloiçar nas árvores, pufs e confortáveis sofás e cadeirões. Um telhado de palhota e madeira, branco também, claro. O Xiringuito distingue-se não só pelo bom gosto, como pela originalidade.
"Este ano, quem me ajudou na decoração foi Tom Compton, da Galeria Corte Real, em Paderne, um espaço também único", aconselha Joy Jung, que diz ter herdado da mãe o jeito para a decoração. "Havia a ideia de colocar tinta ao pé das mesas para as pessoas pintarem o que se sujasse, mas não foi para frente", conta, entre risos.
Se, à tarde, é um bom refúgio do sol, à noite, o Xiringuito gan acesas ao longo das rochas da praia. Então, quando há festas da lua cheia, as velas multiplicamse, transformando o areal num enigmático jogo de luz e de sombra. "Fazemos sempre uma festa na lua cheia, tentamos surpreender as pessoas, fazer com que os olhos vejam coisas que nunca viram. Pomos velas na praia toda, há um dj. A festa dura até de madrugada", conta. A próxima - e última deste ano - será na próxima semana, a 22 de Setembro.
Nunca se sabe, porém, se para o ano haverá novamente Xiringuito. Ainda com uma curta vida de cinco anos, o espaço está cada vez mais ameaçado pela erosão das arribas, que vão desaparecendo à medida que o mar avança. Joy Jung admite que a rocha "nunca esteve tão frágil" como agora e que os avanços da água podem pôr em causa a existência do bar. Mas se, em 2011, ele se voltar a abrir para o Atlântico, como aconteceu até agora, não declinamos (mais um) um mojito. Afinal, são feitos com "amor".
Referências
Horário
O Xiringuito é um espaço sem horas; não há um dia fixo para abrir. Normalmente, acontece no Verão, entre Maio e Junho, e funciona todos os dias até Setembro/Outubro. Tudo depende do sol, da lua, do calor, e não necessariamente dos relógios que usamos. De qualquer forma, se se meter a caminho, durante a tarde e a noite, vai, certamente, encontrá-lo a funcionar.
Ementa
No Xiringuito, para além de poder encomendar uma refeição preparada pelo chef Dieter Koschina (do restaurante do hotel Vila Joya, o único, em Portugal, com duas estrelas Michelin), pode provar vários outros pratos leves, como atum com rúcula (6 euros), prato de queijo (13 euros), de carnes frias (13 euros), massa de alho e azeite (11 euros), beringela, rúcula, mozzarella e tomate (8 euros), entre muitas outras sugestões.
(18 Setembro 2010)
- Nome
- Xiringuito
- Local
- Albufeira, Albufeira, Praia do Xiringuito - Galé
- Website
- http://www.xiringuitobeach.com
- Observações
- Encerrado.