Fugas - restaurantes e bares

Paulo Pimenta

Quantas Baixas há na Baixa?

Por Andreia Marques Pereira ,

Entramos e é clássico, continuamos e é high-tech. Pelo meio passamos um túnel voluntarioso nas formas, que tudo desconstrói, para trás ficam os ângulos rectos e entramos num mundo arredondado. Não sofre de múltiplas personalidades, mas gosta de se vestir diferente, este novo Baixa, bem no centro do Porto.
Quantas Baixas há na Baixa?

Chegar lá não foi fácil, dizem-nos, mas, dizemo-lo nós (pelo menos), a chegada é óbvia. É daqueles casos em que se dá voltas à cabeça para encontrar o que sempre esteve bem à frente dos olhos - no caso, a circular de boca em boca. Falamos do nome de um mui novo bar portuense - quando o visitámos estava quase a estrear: porém, duas festas de inauguração privadas, mais a abertura oficial, mais uma noite de sábado e uma festa de Halloween (sim, realmente, a tradição já não é o que era) deixaram sequelas e ainda apanhámos (numa das visitas) os trabalhos de "reforço" de um sofá. Mas falávamos do nome: se não o houve antes do bar foi por pura casualidade. Porque é tão óbvio, repetimos, o nome, que poderíamos dizer desprovido de originalidade. "Queremos abrir um café na Baixa", diziam os mentores do projecto; como diziam, como dizem, como dizemos, "vamos à Baixa". "Nunca dizíamos ''queremos abrir um café no Porto''", recorda João Paulo Moreira, um dos sócios (são dois) do Baixa - aí está, evidente, o novo bar da Baixa portuense.

"Baixa" emerge (quase fluorescente ou quase imperceptível - noite e dia ali) da fachada austera da burguesa Rua de Cândido dos Reis. Já foi pólo de comércio - e, sim, o Baixa nas encarnações anteriores foi armazém (recentemente, armazém de tudo, local onde tão depressa se encontrava uma bola de pingue-pongue como um carrinho de bebé) - agora é mais de animação, nocturna, sobretudo, mas que já mexe a partir do final da tarde, com as esplanadas a tomarem conta de uma porção dos passeios. A do Baixa terá começado a funcionar em horário de fim de dia esta semana que hoje termina - nós estivemos lá na outra semana (a segunda da sua vida), e a esplanada, ao estilo parisiense feita de mobiliário de palha e bambu, só saía à rua à noite.

Não estamos junto ao Sena, como João Paulo Moreira gosta de imaginar a sua esplanada, mas a Torre dos Clérigos espreita mesmo ali. E sim, o Porto agora vai à Baixa à noite - mas há baixa e baixa. "As ruas estão perfeitamente segmentadas e identificadas. Os públicos são diferentes", considera João Paulo. Esta, na sua opinião, é para um público mais velho (leiase, para cima de 25 anos) - este é o público que querem trabalhar. "Já tínhamos o conceito, procurámos o espaço", explica, "de preferência nesta rua. Queremos dar continuidade ao trabalho dos nossos vizinhos. O nosso público é mais ou menos igual" - excepção, ressalva, do Plano B, que atrai um público mais ecléctico às suas "iniciativas fantásticas".

Público semelhante, então, a circular numa fiada de edifícios similares no rosto e no interior. Na estrutura, pelo menos. Vimos o antes do Baixa num edifício contíguo - onde abrirá um restaurante: uma desmesura de pé alto, duas salas amplas divididas por arcadas duplas, parede de vidro que é porta e janelas a flanquear. Voltámos ao Baixa e percebemos a insistência de João Paulo quando entrámos: "Tudo o que vemos não existia. Foi tudo criado, desde a entrada até ao fundo".

A criação tem assinatura do arquitecto José Carlos Cruz e quase poderíamos dizer que é uma espécie de Dr. Jekkyll e Mr. Hyde, em feitio e temperamento. Mas, atenção, no bom sentido, claro: de um lado clássico e quase recatado, do outro quase high-tech e com a loucura mais à flor da pele; de um lado, os crepúsculos prolongados; do outro, a chegada das madrugadas. E antes de tudo isso uma pequena antecâmara de latão dourado e vidro martelado, como um aquário de transição entre a rua e a Baixa - e os cortinados de veludo azul nas janelas-montra podem, querendo-se, assegurar que a rua nunca se intromete.

Nome
Baixa
Local
Porto, Porto, R. Cândido dos Reis, 52
Telefone
222015855
Horarios
Terça a Sábado das 16:00 às 20:00 e das 22:00 às 02:00
Website
http://www.baixa.pt
--%>