É "aquele bar", onde todos sabem o seu nome e estão sempre contentes que venha. É um bar de amigos e isso está claro no nome, Amigos SA - e, para clarificar, SA não é "sociedade anónima", tão-pouco "sociedade alcoólica", como alguém já aventou (ou melhor, por vezes até é, brinca João Cunha, um dos responsáveis do bar), SA é "sempre aqui".
Amigos Sempre Aqui, portanto, um nome que é todo um conteúdo programático e uma espécie de homenagem a todos os amigos e familiares que emprestaram dinheiro para que João e a mãe, Teresa Cunha (que foi por ele desafiada a participar, embora não frequentasse a noite, sublinha) pudessem ficar com o bar em Miragaia que, pese a curta vida, já tem pergaminhos. Ou não fosse este Amigos SA o sucessor do Púcaros, bar carismático da cidade do Porto pela sua intensa actividade cultural - as suas noites de poesia eram um autêntico happening, juntando declamadores amadores e, por vezes, actores e, por vezes ainda, os próprios poetas. Depois de 15 anos de portas abertas, a morte do seu proprietário (e alma do projecto), Carlos Pinto, ditou o fecho do Púcaros. João Cunha tinha regressado de trabalhar em Espanha quando soube. Era cliente e amigo de Carlos Pinto. Nunca tinha pensado em ter um bar, esta foi uma oportunidade que "surgiu", "infelizmente pela morte de Carlos Pinto", conta João. "Mandei-me de cabeça." Com a mãe, Teresa Cunha, tomou conta do bar, que só não mantém o nome Púcaros por pedido da família do antigo proprietário.
Assim, quatro meses depois do encerramento do Púcaros, abriu o Amigos SA, em Fevereiro deste ano. Quem entrar no espaço não vai encontrar muitas alterações. "Mantém-se praticamente igual", confirma Teresa Cunha. "Em 99 por cento é o mesmo. Acho o bar lindíssimo", justifica. Mantêm-se portanto as paredes de granito, os arcos como divisória, as mesas de madeira seguidas, as cadeiras e sofás de madeira e cabedal corridos contra as paredes, a iluminação ténue que sai de candeeiros que são tochas estilizadas (no balcão há lanternas de aspecto oriental) e que emprestam um ar antigo ao espaço eminentemente rústico. Há livros no balcão e em colunas à espera de serem folheados e há gente, os amigos, que se repetem várias noites por semana, alguns herdados do Púcaros - "muitos mais", avalia João, conquistados entretanto.
A noite ainda está a começar, Rui Veloso sai das colunas e um carro estaciona como pode defronte da esplanada vermelha, que se abriga sob as arcadas de Miragaia, mesmo em frente (mas um nível abaixo) à Alfândega do Porto - uma placa dourada, discreta, assinala o local. São três clientes habituais, beijos distribuídos e encómios a saírem disparados. "É o melhor bar da cidade do Porto", e quem o diz é Rui Carvalho, cliente antigo e "amigo do Carlos" - esta não é uma questão de somenos. "Uma das coisas de que mais gosto é do espírito do que era o Púcaros e do que era o Carlos não se ter perdido. Tem o mesmo ambiente de descontracção e de proximidade, que não se encontra em mais lado nenhum." E há ainda, na lista das "imensas coisas" de que gosta, outra que merece destaque: o nome, "que é o que traduz melhor o que o espaço é". "Deixa de ser um bar para ser como uma extensão de casa."
- Nome
- Amigos SA
- Local
- Porto, Miragaia, Rua de Miragaia, 55, r/c
- Telefone
- 936608902
- Horarios
- Terça a Domingo das 21:00 às 02:00
- Website
- http://www.facebook.com/pages/Bar-Amigos-SA/187516444615710