Fugas - restaurantes e bares

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Cocktails em cozinha de fusão

Por Andreia Marques Pereira ,

Não é novidade que o espírito nova-iorquino anda à solta pela Baixa portuense. E baixou no Timbre, novo restaurante-bar que espreita os Aliados. Aqui, a cozinha tem prioridade, mas a noite tem vida própria.

O passado ainda é muito presente aqui. O telefone toca e do outro lado alguém faz a pergunta - nós ouvimos a resposta. "O Gran Caffé fechou. Agora é o Timbre." "Agora" é há três meses e o passado tem poucos dias mais. Foi quase uma passagem de testemunho, uma troca de actores no mesmo palco, com o mesmo cenário mas com um texto um pouco diferente. Este é um guião importado e formatado, vem de Nova Iorque e na Baixa do Porto tem ganho popularidade: o do restaurante-bar, que no Timbre (Food & Drinks, de nome completo) encontrou um discípulo fiel. Ou não seguisse ele, ali à sombra da câmara municipal, todos os preceitos do conceito a rigor - dividido em três zonas, há lugar para restaurante, bar e sala privada, todos a funcionarem simultaneamente em coexistência simbiótica.

Por detrás da fachada, que se faz de vidro neste rés-do-chão da Praça Humberto Delgado a mirar o centro cívico da cidade, abre-se um espaço amplo de visual contemporâneo, clean e cuidado a alinhar um cenário cosmopolita q.b. e despretensioso. O horário também reflecte essa urbanidade latente. Por estes dias já funciona ininterruptamente, tal como foi idealizado - das onze da manhã até às primeiras horas da madrugada. Nas semanas iniciais fechava durante a tarde para abrir antes do jantar, como ponto de encontro after work ou para o aperitivo para a refeição; agora as tardes têm as portas abertas (faz todo o sentido, justifica Daniela Barreto, pela dinâmica da zona e pelo movimento de turistas - o posto de turismo é vizinho) e carta de snacks disponível (salgados, doces...). Os "petiscos" à laia de tapas estão, aliás, sempre prontos a ser servidos, quando a cozinha está fechada (às 23h à semana e às 24h à sexta-feira e sábado), o que significa que as noites de "bar" estão alimentadas - porém, não haja confusões, é a cozinha a alma do Timbre. "É o foco principal", assume Daniela.

"Mas não podemos descurar a parte da noite. Temos todas as condições para a ter." Por isso, haverá programação regular, embora por agora haja apenas DJ ao fim-de-semana e música ao vivo de quando em vez - com Carol Curry, presença habitual (e bem sucedida) no irmão matosinhense Luau, que traz jazz e bossa nova na companhia de Bea, à guitarra. A música chega às 22h em ritmo de chill out, para não importunar os comensais, e sai à meia-noite, qual Cinderela. A partir daí, tudo pode acontecer porque não há interditos estilísticos, tudo depende da linhagem do DJ, que pode trazer noites de puro flashback, deambular pelos êxitos comerciais ou até aventurar-se no soulful.

Dividida informalmente com um pequeno desnível, marcado com uma divisória transparente à laia de varanda que dá fluidez à sala, estão bem demarcadas as áreas de restaurante e bar - este, na parte "superior", ainda se aninha numa reentrância alteada, deixando o balcão como elemento aglutinador de todo o espaço, bem no centro - e mais ainda a sala privada. Foi esta polivalência do espaço que o tornou no restaurante-bar que o grupo Plurinvest (proprietário, entre outros, do Real Indiana e do Luau) queria abrir na Baixa portuense desde que esta "começou a ter nova vida", explica Daniela Barreto, a responsável pela comunicação. Já tem, portanto, algum tempo esta pretensão. O tempo da busca pelo "espaço ideal": este tem "localização privilegiada no centro de tudo" e a "disposição certa" para o projecto - sim, não é original a abertura de um restaurante-bar nesta zona da cidade, porém, sublinha Daniela Barreto, nenhum outro tem estas condições "naturais". Foi, bem se vê, amor à primeira vista e a decisão foi rápida - saiu o Gran Caffé, que já tinha "substituído" outro espaço similar, o Black Coffee, e entrou, no espaço de uma semana, o Timbre - a 7 de Outubro de 2011.

Nome
Timbre
Local
Porto, Porto, Praça do General Humberto Delgado, 307
Telefone
961720537
Horarios
Segunda a Quinta das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 02:00
Sexta e Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 03:00
--%>