Quanto às carnes, a carta propõe "magret de pato com laranja e mel", "eisbein (joelho de porco peto com canela)", "vazia de novilho com mostarda velha" ou "coxa de pato com polenta", oscilando os preços entre os mesmos oito e 16 euros. Optou-se pela proposta do dia de "lombo de novilho com foie gras" (16 euros), que acompanhou com delicado tagliateli e couve chinesa. Nota alta, mais uma vez, para o criterioso uso dos produtos, a evidenciar a qualidade e segurança com que se trabalha nesta cozinha e uma feliz tendência para a arte de empratar.
Neste particular, chamou a atenção o vistoso "carpaccio de ananás com calda de coentros", com que se passou à fase de sobremesa. Por curiosidade provaram-se ainda uma "pannacotta de pistácios com mel de acácia" e o "creme brulée de maracujá", todos deixando claro aquilo que era já por demais evidente. Uma cozinha segura e diversificada. Qualidade, critério e respeito pelos ingredientes e mestria no empratamento.
O responsável pela casa, o chef Joaquim Sá, exibe aqui toda a experiência e conhecimento técnico que certamente recolheu nas suas andanças por vários pontos da Europa, anunciando uma cozinha vocacionada para "os saudáveis ingredientes da dieta mediterrânica, em composições modernas da gastronomia tradicional portuguesa". Acrescentaríamos apenas que é a técnica e sabedoria oriental, japonesa muito provavelmente, que confere o plus de equilíbrio que fica evidente naquilo que faz.
Sem ser exaustiva, a carta de vinhos oferece propostas equilibradas abrangendo todas a regiões, notando-se louvável preocupação com a moderação nos preços e a oferta a copo.
Além de solícito e esmerado, o serviço tem também um lado de certa irreverência que faz com que a refeição tenha também uma componente experimental. Rompe com formalismos que só incomodam e cria também a vontade de voltar para novas experiências.
A visita a este Conde do Castelo é, como se vê, uma experiência claramente recomendável, ainda com a vantagem dos preços absolutamente sensatos. Para além da lista, há sempre um conjunto de propostas do dia e, ao jantar das quartas e quintas-feiras, um menu de degustação que é um claro piscar de olho para aqueles que dizem olhar de lado para estas coisas da modernidade culinária. Custa apenas 20,00 euros (sem bebidas) e inclui a refeição completa (couvert, entrada, peixe, carne, sobremesa e café). Deixe-se tentar e vai ver que vale mesmo a pena.
- Nome
- Conde do Castelo
- Local
- Santa Maria da Feira, Feira, Rua Dr. Roberto Alves, 15
- Telefone
- 256388586
- Website
- http://www.condedocastelo.com
- Cozinha
- Portuguesa Contemporânea