Precisamente dez anos após a morte de Fernando Pessa, nasceu um novo quiosque-esplanada no jardim que lhe presta homenagem em Lisboa. É caso para dizer: "E esta, hein?". A zona central do parque onde o jornalista antes dava passeios enche-se agora de mesas e cadeiras para um café demorado ou uma refeição ligeira entre raios de sol.
Não sabemos se Fernando Pessa era apreciador de vinho quente ou de scones - algumas das iguarias em destaque para aquecer o Outono-Inverno na esplanada Sétimo Roma -, mas acreditamos que aprovaria a mais recente novidade do bairro onde residia.
Inaugurada no Verão, a nova esplanada com chancela Sétimo mantém o mesmo conceito da irmã mais velha, aberta no passado Inverno no Parque Eduardo VII: um pequeno quiosque pintado a laranja, mesas e cadeiras de ferro verde-escuro, tudo sóbrio e linhas discretas. A ementa continua com o toque gourmet, o preço "sustentável para o português", a aposta na proximidade com o cliente e a dinamização da imagem portuguesa. Tornou-se apenas mais bairrista, mais familiar.
"Virámos o espaço mais para a população residente", avança Jorge Silva, proprietário da concessão. Mas também para "quem precisa de uma esplanada sem barulho, onde consiga ouvir o som dos pássaros e não seja incomodado pelos carros e pelo fumo", uma constante nas avenidas vizinhas de Roma e de João XXI. Apesar de localizado perto destas artérias da capital, o Jardim Fernando Pessa revela-se um refúgio surpreendentemente silencioso e desafogado, escondido entre as traseiras dos prédios circundantes. O ar cuidado do parque - atravessado por um largo caminho de calçada branca, embainhado por mantos de relva, árvores e bancos de madeira - rima na perfeição com a banda sonora lounge feita de bossa nova, chill out ou jazz que se ouve do quiosque, repetindo o conceito da primeira esplanada do grupo.
Mas há adaptações e diferenças. Como o parque é um dos locais preferidos pelos moradores para passear os amigos de quatro patas, os cães não foram esquecidos. "Serviço primoroso também para os estimados animais", lê-se por cima da tigela de água colocada a um canto do quiosque.
Já a pensar nas crianças, uma vez que a esplanada se encontra ao lado de um parque infantil, há a possibilidade de serem organizadas festas de aniversário no espaço. A empresa trata da organização, incluindo a decoração e uma ementa especial, que inclui produtos habitualmente comercializados e canapés exclusivamente feitos para os eventos, como mini-empadas ou tâmaras com bacon. Mas sempre gourmet, como o resto da carta.
Depois de uns primeiros meses de "sucesso", o Sétimo Roma quer agora provar que o verbo "esplanar" também se conjuga no Inverno. O ex-líbris da marca para o Verão - limonada enriquecida com hortelã - cede o trono ao vinho quente, inspirado na bebida servida nos países nórdicos. Uma "receita com um nível alcoólico muito baixo, doce, com sabor a canela e mais algumas coisas que o diferenciam", garante Jorge Silva.
A carta de vinho a copo e de garrafa mantém-se com quase uma dezena de marcas, mas para o Inverno a aposta é reforçada nas bebidas quentes: diferentes chocolates quentes e chás, para acompanhar com scones (todos os dias, ao contrário do Sétimo Marquês, onde só há ao fim-de-semana), bolos caseiros e mantas para os mais friorentos.
- Nome
- Sétimo Roma
- Local
- Lisboa, São João de Deus, Jardim Fernando Pessa
- Telefone
- 213522036
- Horarios
- Todos os dias das 09:00 às 18:00
Todos os dias das 09:00 às 21:00
- Website
- http://www.esplanadasetimo.com